"Para as pessoas que devem controlar o consumo de sal, lactose e proteínas do leite, a manteiga ghee é uma opção mais saudável. Apesar de o ghee ser calórico, pois sua composição é apenas gordura. Isso aumenta sua densidade calórica, ou seja, a relação de calorias por grama do alimento", destaca Garcez.
Ghee é uma manteiga clarificada com um sabor e aroma distintos. Como o óleo de coco, uma pessoa pode substituir a manteiga por ghee na proporção de 1 para 1 em cozinhar e assar. No entanto, em algumas receitas, uma pessoa pode precisar alterar a quantidade dela, pois contém mais umidade do que a manteiga.
Aparecendo cada vez mais em dietas saudáveis, a manteiga Ghee é procurada como uma das opções à manteiga – por essa ser um problema para quem possui colesterol alto, além de carregar um valor calórico relativamente alto, com cerca de 74 calorias a cada colher de sopa.
Dê preferência a margarinas com fitoesteróis que ajudam na redução do colesterol. A Becel pro-active é um exemplo. Os fitoesterois contêm substâncias antioxidantes e estudos recentes têm indicado a importância deles para quem quer controlar as taxas de colesterol no organismo.
Não se deve usar manteiga, mas sim margarina especiais. Já há no mercado margarinas com esteróis vegetais (fitosteróis) que comprovadamente ajudam a baixar os níveis de colesterol LDL. As duas marcas mais famosas são Becel pro-activ® e Benecol®.
O que pode alterar o exame de glicemia em jejum? Para não ter alteração no exame de glicemia em jejum, é recomendado que três dias antes da coleta, o paciente não ingira álcool, não pratique exercícios físicos de alta intensidade, evite fast-foods e cafeína.
Veja algumas das drogas que mais interferem em exames