O envelhecimento da placenta pode afetar o bebê principalmente por conta da diminuição de nutrientes fornecidos e de oxigênio, o que é comum no fim da gravidez, já que a placenta está se preparando para ser expelida. Quando essa diminuição ocorre antes do tempo, o bebê pode acabar ficando com a saúde mais fragilizada.
Grau I: comum no terceiro trimestre da gravidez. A placenta começa a apresentar sinais de desgaste, calcificação e textura ondulada. Geralmente se mantem assim até as 28 – 30 semanas.
A causa mais comum é a rotura da bolsa amniótica. Quando a bolsa rompe é como um balão furado, mesmo que mais líquido seja produzido ele escoa pelo buraco na bolsa. Dessa forma a quantidade de líquido dentro da bolsa dica diminuída.
Normalmente, o tampão mucoso é expelido quando a gestação está a termo (ou seja, entre 37 e 42 semanas), e sua saída pode indicar que o colo do útero está se preparando para o trabalho de parto.
Se estiver molhado, é sinal de que há uma perda. Se for urina, a cor é amarelada e com cheiro mais ou menos intenso (o odor da urina assemelha-se a amoníaco), se for líquido amniótico é transparente e sem cheiro (o líquido amniótico tem um odor menos agressivo e mais doce que a urina).
Quando acontece a saída do tampão O mais comum é que o tampão mucoso seja liberado entre as 37 e as 42 semanas de gravidez e, em casos mais raros, isso pode acontecer apenas durante o trabalho de parto ou quando o bebê já esta nascendo. Veja tempo que leva entre a saída do tampão, até o nascimento do bebê.
A perda do tampão mucoso e líquido pode significar que você não está mais protegida contra os agentes infecciosos. Portanto, no momento em que o tampão sair, é importante visitar seu médico obstetra para obter um parecer clínico de um especialista.
O necessário para que o bebê nasça de parto normal são dez centímetros, caso a mamãe não atinja essa abertura e após todas as possibilidades terapêuticas e clínicas o médico poderá optar pela realização da cesárea. Se a bolsa romper antes do fim da gestação, vá para a maternidade e ligue para o seu obstetra.