As plantas de gengibre produzem folhas e flores aromáticas, sendo usadas como plantas ornamentais algumas vezes. Essas partes não são tóxicas, mas geralmente não são ingeridas.
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. No norte do Brasil é também conhecido por mangarataia.
Como cultivar gengibre dentro de casa, passo a passo: Encha o seu vaso com solo rico em matéria orgânica. Coloque o gengibre no vaso com o botão apontando para cima e regue bem. Coloque o gengibre em um local que permaneça razoavelmente quente e não receba muita luz solar direta. Mantenha o solo úmido.
PROPAGAÇÃO - o gengibre propaga-se por meio de gomos. São pedaços de rizoma com um a dois brotos. Em um mês, as mudas estão prontas para o transplante em local definitivo. Os rizomas devem ser cobertos com uma camada de dez centímetros de terra depois de plantados.
Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): Amido (40%), lipídios, resinas, 1 a 3% de óleos voláteis, aminoácidos, proteína, vitaminas, minerais, terpeno, gorduras, princípios amargos, ácidos orgânicos, mucilagem.
O Gengibre serve para ajudar a emagrecer e ajudar a tratar a má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.
O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.
Recomenda-se o consumo de até 10 gramas de raiz fresca de gengibre ou, metade desta quantidade, se ingerida em pó. Contudo não exceda o máximo indicado já que em excesso tudo faz mal até o gengibre, provocando azia, reações intestinais ou cutâneas.
Olá, Desde que o consumo não seja exagerado, não há problemas em tomar chá de gengibre diariamente.
A água de gengibre deve ser bebida diariamente, pois regula os níveis de açúcar no sangue. Estes, se se apresentarem altos, levam a que tenha sensação de fome e, assim, os excessos alimentares sejam mais frequentes.
Ferva por 10 minutos; Deixe descansar por 5 minutos; Não exceda este tempo.
Para perder barriga, deve-se consumir diariamente 1 copo de água de gengibre em jejum e pelo menos mais 0,5 L ao longo do dia. Além do gengibre, pode-se adicionar limão, berinjela, canela ou pepino à água, pois são ingredientes que contribuem para potencializar o efeito emagrecedor da água.
Além de ajudar a emagrecer, a água de gengibre traz diversos outros benefícios para o organismo como:
Deseja turbinar a dieta? Aposte no poder do gengibre. Essa raiz tem efeitos termogênicos e ajuda a potencializar a perda de peso. A especialista em nutrição Graciane Leal, da Via Verde Naturais, elaborou uma dieta à base de gengibre que permite emagrecer até 5 kg em duas semanas.
Água com gengibre é ruim para quem possui problemas renais, já que contém potássio. De acordo com a nutricionista Danielle Cristina Fonseca, a excreção deste mineral é reduzida para este grupo de pessoas, o que pode levar a uma concentração alta da substância no corpo, que é prejudicial para a saúde.
Instruções da bebida de limão com gengibre Deve fazê-lo logo pela manhã, ainda em jejum. Um copo por dia, logo com o estômago vazio, ajuda a que os benefícios se revelem ainda mais eficazes. Mas também pode beber alguns copos desta bebida, ao longo do dia.
Modo de preparo: colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tapar a panela e quando estiver morno, beber em seguida. Como consumir: É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia....Ingredientes
Ele tem inúmeros benefícios e pode ser fundamental numa dieta de redução de peso.
E se me perguntarem porquê, mando-os ler este post para perceberem as vantagens que a água com limão e pepino tem para a nossa saúde.
O suco de pepino é um excelente diurético, pois contém uma elevada quantidade de água e minerais que facilitam o funcionamento dos rins, aumentando a quantidade de urina eliminada e diminuindo o inchaço do corpo....Ingredientes
Alimento possui propriedades anti-inflamatórias e detox Uma boa dica é fazer uma receita com limão, salsinha, gengibre e algumas folhas, como couve e alface. Essa combinação resulta em suco detox supereficiente! Além disso, a salsinha ajuda a combater focos de infecções, atuando como anti-inflamatório natural.
Receita do chá Modo de fazer: Aqueça a água e coloque o gengibre. Espere cinco minutos, acrescente o limão e bata tudo no liquidificador. – Dica da nutricionista: Depois de bater, coloque gelo e beba em seguida, pois a casca do limão pode deixar um gosto amargo.