Em nenhum momento se deve estourar a bolha da queimadura, pois isso aumenta o risco de infecções, o que pode piorar a recuperação e até afetar a cicatrização, sendo necessário o tratamento com antibiótico. Se necessário, a bolha só deve ser estourada no hospital, com material esterilizado.
Se a bolha já estourou, realize limpeza cuidadosa com água e sabonete 2 vezes ao dia, seque bem, e aplique spray anti-séptico de clorexidina 10mg/ml (encontrado nas farmácias) até cicatrizar.
Como estourar uma bolha corretamente
Posso furar a bolha? Os médicos são unânimes: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. O ideal é dar um "descanso" para o machucado.
Para estourá-la, limpe uma agulha de costura (e a bolha) com álcool e depois fure a bolha num ou dois lugares, pressionando então suavemente para liberar o líquido. Aplique imediatamente antibiótico (creme) e faça um curativo.
Sintomas de infecção
Disidrose é uma condição de pele caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas que parecem cheias de água nas mãos e pés - mais comumente nas palmas das mãos, lados dos dedos e na sola dos pés.
Tente utilizar gaze ou atadura grossa o suficiente para evitar pressões e fricções na região. Pessoas com diabetes, HIV, câncer, problemas de coração, problemas de coagulação ou em tratamento com afinadores de sangue nunca devem tentar estourar uma bolha. Isso porque o risco de infecção, nesses casos, é muito maior.
Confira as medidas preventivas indicadas pela dermatologista Izabella Maia:
As causas da disidrose não são completamente conhecidas, no entanto, é mais frequente durante o verão ou em fases de estresse emocional, parecendo estar relacionada com a produção exagerada de suor, que causa irritação na pele, assim como contato com substâncias com níquel e cromo, detergentes, e pessoas afetadas com ...
Dicas para combater a disidrose
Existem várias razões para bolhas se formarem nos pés. A maioria se forma por atrito dos pés com o chão, sapatos ou meias. Com o atrito, a camada mais superficial da pele, a epiderme, se descola da segunda camada, a derme, ficando, uma coleção de líquido entre elas, que vem dos vasos sanguíneos da derme.
O tratamento da frieira consiste em aplicar diariamente uma pomada antifúngica como terbinafina, isoconazol ou cetoconazol, 2 a 3 vezes por dia, durante 4 semanas.
Acabe com as frieiras Seque bem os pés após o banho e polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio nos pés e entre os dedos. O bicarbonato absorve a umidade e evita a proliferação de fungos que provocam frieiras se a pele estiver molhada ou suada.
Remédios para frieira Podem ser indicadas pomadas anti-fúngicas como Cetoconazol, Fluconazol, Daktazol, ou Vodol podem ser compradas na farmácia, mesmo sem receita médica, de forma segura.
O problema atinge, principalmente, as regiões entre os dedos das mãos, dos pés ou na virilha. Os especialistas alertam que, se não tratada corretamente, a doença pode evoluir para lesões cutâneas graves, podendo causar até internações hospitalares.
Como usar. Deve passar a pomada 2 a 5 vezes por dia sobre toda a região a tratar, com o auxilio de uma gaze. O tratamento deve ser prolongado durante 2 a 3 dias após o desaparecimento dos sintomas. Porém, o tratamento não pode ser prolongado por mais de 10 dias.
Estou usando Nebacetin para curar um inflamação no meu piercing no umbigo, é correto e vai ajudar? Dermato, se for só inflamação inerente ao procedimento de perfuração da pele vai melhorar sim independe do que faça inclusive, mas se for infecção não vai melhorar não, vc necessita de avaliação com sua dermatologista.
Como usar o Nebacetin? Aplique uma fina camada do produto, 2 a 5 vezes ao dia com o auxílio de uma gaze. Mantenha o tratamento por mais 2 a 3 dias, após os sintomas terem desaparecido.