Para que serve o tensor da correia dentada? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O Tensor de Correia Dentada, também conhecido como tensionador da correia dentada, é uma peça em formato de rolamento com furo excêntrico que possui como principal função manter a tensão da correia dentada no nível correto.
Como saber se o tensor da correia dentada está ruim?
Não é difícil ver quando há um problema com o tensor da correia dentada. Normalmente, um tensionador ruim é acompanhado por ruído. Esse ruído é percebido apenas quando o motor está funcionando. É recomendável verificar este item regularmente.
Para que serve o tensor?
O Tensor de Correia Dentada, também conhecido como esticador da correia dentada, é uma peça em formato de rolamento que tem como função manter a tensão da correia dentada de maneira correta. O bom funcionamento dele acaba sendo mais importante do que a própria correia dentada.
Quais as melhores marcas de tensor?
Marca
APLIC (13)
CONTITECH (54)
INA (42)
SKF (131)
Como saber se o mecânico trocou a correia dentada?
O primeiro passo para saber a hora certa de trocar a correia dentada do motor do seu carro é olhar o manual do proprietário do seu automóvel. É lá que a montadora vai dizer qual o tempo ou quilometragem para trocar a peça do seu carro (aliás, todas as quilometragens de todas as peças estarão lá).
Quando trocar a correia do gol?
A correia dentada do motor deve ser checada quando completar 40.000 km. Conforme a condição poderá se prolongar sua troca para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde sua eficiência e pode causar uma ruptura, que acarreta diversos estragos ao motor.
Para que serve o tensor da correia do alternador?
O tensor da correia do alternador é um dos diversos componentes responsáveis por transmitir o movimento do eixo de manivela aos acessórios do motor (alternador, ar condicionado, direção hidráulica e bomba de água) e absorver a vibração da correia.
Quando é preciso trocar o tensor do carro?
Se a correia parecer gasta ou danificada, ela precisa ser substituída. Ao mesmo tempo, um tensor com danos, desgaste, ou que teve sua vida útil ultrapassada também precisa ser substituído, mas não é necessária a substituição se o componente está ainda em sua vida útil normal.
Qual a função do tensor no motor?
A função do tensor é esticar a correia até o ponto certo. Existem dois tipos de tensor: o automático, que faz essa tensão com a mola, e o manual, em que você coloca a ferramenta para saber qual é a tensão ideal.
Quais as melhores marcas de correias?
A Continental, eleita a melhor marca em correias automotivas, recebeu o selo Ouro entregue durante a reunião de representantes da fabricante com os membros do Sindirepa-SP para ampliação de ações com oficinas de todo o País.
Qual a melhor marca de correia industrial?
Com quase 100 anos de mercado, a Gates tornou-se líder no setor de correias industriais e agora segue como líder na fabricação de correias industriais ao redor do mundo.
Quando trocar a polia da correia dentada?
Essa é uma regra geral: sempre siga as orientações do fabricante. A vida útil de uma correia automotiva é, em média, 3 anos. Quando atingir essa marca, o melhor a se fazer é trocar a peça por uma nova.
Qual o prazo de validade de uma correia dentada?
3 anos
Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 50 mil km ou 3 anos (em média). Porém, os proprietários não devem considerar esse tempo previsto como certo. Quando o carro está ligado, as peças estão funcionando normalmente mesmo não gerando quilometragem, haverá desgaste.
Quando troca a correia dentada tem que trocar a correia do alternador?
Se a correia não for trocada, ela poderá arrebentar ou se soltar. Por isso, é fundamental fazer a manutenção preventiva periódica e trocar a correia do alternador dentro do intervalo de tempo recomendado pelo fabricante do veículo.
Como verificar se os rolamentos da correia precisam ser trocados?
A outra maneira de enfiar a mão no bolso do cliente é: se no momento da troca da correia dentada, a oficina insinuar que é necessário também trocar o rolamento. Não existe isso no manual do fabricante. Peça a oficina para te mostrar onde é que está essa recomendação.
Quantos km aguenta uma correia dentada?
40.000 km
A correia dentada do motor deve ser checada quando completar 40.000 km. Conforme a condição poderá se prolongar sua troca para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde sua eficiência e pode causar uma ruptura, que acarreta diversos estragos ao motor.