EQST

O Que Provoca A Hidrocefalia?

O que provoca a hidrocefalia?

A hidrocefalia é uma doença na qual ocorre um aumento da quantidade de líquor no cérebro, que, quando em excesso, aumenta a pressão dentro do crânio, podendo causar danos importantes ao órgão.

Como posso saber se meu filho tem hidrocefalia?

Cerca de 1 em cada 1.000 bebês nascem com hidrocefalia, uma doença em que há o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos cerebrais....Os sintomas podem incluir:
  1. Vômitos.
  2. Falta de apetite.
  3. Apatia.
  4. Irritabilidade.
  5. Olhar para baixo constante dos olhos.
  6. Convulsões ocasionais.

Tem como tratar hidrocefalia em feto?

Na maior parte dos quadros de hidrocefalia, porém, o tratamento é cirúrgico. A técnica mais utilizada é a derivação ventriculoperitoneal (DVP) que, basicamente, consiste em aliviar a pressão intracraniana desviando o excesso de líquor contido no ventrículo cerebral para a cavidade abdominal.

Quando suspeitar de hidrocefalia?

Os médicos podem suspeitar de hidrocefalia de pressão normal quando as pessoas apresentam os três sintomas típicos: Dificuldade ao andar. Incontinência urinária. Demência.

O que causa a hidrocefalia no bebê?

Esse líquido excedente normalmente causa um aumento do crânio e problemas de desenvolvimento. A hidrocefalia ocorre quando o líquido dos espaços normais do cérebro (ventrículos) não pode ser drenado. O líquido pode se acumular por muitos motivos, como um defeito congênito, hemorragia no cérebro ou tumores cerebrais.

Quem tem hidrocefalia pode andar?

Consequências da hidrocefalia Assim, a criança poderá ter problemas no seu desenvolvimento mental ou motor, como dificuldades na aprendizagem, raciocínio, fala, memória, em andar ou controlar a vontade de urinar ou defecar, por exemplo.

O que pode causar hidrocefalia em jovens?

A hidrocefalia pode ocorrer pelo excesso de produção de liquor, causado por fatores como traumas cranianos, acidente vascular cerebral (AVC), tumores cerebrais, cirurgias cerebrais prévias e hemorragia das meninges.

Quem tem hidrocefalia pode ter uma vida normal?

Muitas pessoas com hidrocefalia de pressão normal desfrutam de uma vida relativamente normal, com a ajuda de uma válvula. Check-ups regulares e contínuos com o neurocirurgião ajudarão a assegurar que sua válvula está funcionando corretamente e que seu progresso está no bom caminho.

Como saber se a DVP está funcionando?

Os sintomas de alerta são: febre sem foco aparente, vermelhidão na pele no trageto da válvula, cefaléia, vômitos, sonolência, rigidez de nuca, convulsão etc... Qualquer um desses sintomas justifica uma visita a um neurocirurgião.

Quais são as sequelas da hidrocefalia?

O diagnóstico precoce é muito importante, pois a Hidrocefalia pode deixar sequelas limitantes se o quadro evoluir. Podem surgir problemas de aprendizagem, concentração, raciocínio lógico, memória, coordenação, organização, localização no tempo e no espaço e motivação, bem como puberdade precoce e dificuldades visuais.

Pode ter hidrocefalia depois de adulto?

A hidrocefalia pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em bebês e adultos com 60 anos ou mais. Esta é uma condição crônica que pode ser controlada, mas raramente curada.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com hidrocefalia?

As crianças com hidrocefalia têm expectativa de vida normal, mas são mais propensas a ter dificuldade de aprendizado ou demoram mais tempo que as crianças normais para andar, falar, etc.