O alinhavo é uma atividade importantíssima para o desenvolvimento da concentração e da coordenação motora fina da criança. ... Ter bem desenvolvida a coordenação motora fina é central no desenvolvimento da inteligência. Brincar de alinhavar é uma brincadeira que deveria ser realizada por todas as crianças.
A grafomotricidade é a expressão gráfica da criança. No entanto, é preciso ter em mente que há um caminho delimitado e orientado para o desenvolvimento dessa habilidade na vida dos pequenos.
Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina. As habilidades motoras finas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar.
Experimente colocar ao longo de percurso alguns objetos pequenos para que o seu filhote se agache e apanhe. Parece fácil, mas nas primeiras vezes é complicado manter o equilíbrio durante o movimento descendente. E quando ele se habituar a fazer este movimento corretamente, experimente fazê-lo de olhos vendados!
Use uma caneta rollerball ou em gel. Esses acessórios são grandes investimentos para quem costuma escrever por muito tempo de uma vez. Alguns deles liberam a tinta (líquida ou em gel) com tanta facilidade que o usuário até passa a fazer menos força.
5 exercícios para melhorar a mobilidade da mão e reduzir a dor
Veja agora algumas dicas para melhorar a escrita!
Descubra como melhorar a caligrafia para a redação
Em qualquer modalidade de redação – questões discursivas, textos dissertativos, estudos de caso, peças técnicas – pode-se redigir tanto com letra de imprensa (letra de forma) quanto com letra cursiva (também conhecida como letra de normalista).
Não escreva usando apenas as mãos ou os dedos: sua caligrafia será mais bonita se você usar também o braço e o ombro....Observe uma amostra da sua caligrafia.
A pega correta deve ser feita com três dedos. Usa-se o polegar e o indicador para segurar e o dedo médio para apoiar. Além disso, é preciso manter uma distância de aproximadamente 2 centímetros entre a ponta do lápis e o polegar.
A maneira exata de segurá-lo é pela preensão tripóide, quando utilizamos três dedos para pegar o objeto: polegar, dedo indicador e o dedo médio do lápis.
Confira a seguir 4 truques sugeridos por especialistas no tema:
Para utilizar o lápis corretamente, a criança precisa segurá-lo com dois dedos - o polegar e o indicador - e ao mesmo tempo apoiá-lo no dedo médio. Obviamente, todos os dedos da mão interagem no processo, mas a tríade polegar-indicador-médio desempenha o papel mais importante.