A Projeção de Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas. ... Além disso, nesse planisfério, a África é colocada no centro do mapa, ao contrário da projeção de Mercator, em que a Europa encontrava-se no centro.
A projeção de Peters se propõe a ser uma projeção mais solidária entre os países do mundo, tirando o destaque que era dado aos antigos países colonizadores e dando destaque aos países que foram colônias no passado.
Criada pelo alemão Arno Peters em 1973 esta projeção procura representar mais fielmente as áreas do oceano e continentes. ... Nessa projeção a distorção é pelo achatamento no sentido leste-oeste e um alongamento norte-sul, tendo a África e América do Sul alongadas.
O principal mérito da projeção de Mercator foi a sua capacidade de representar uma loxodrômia cartograficamente como uma reta. Por esse motivo, sua obra é amplamente utilizada para a navegação até os dias atuais. ... Uma crítica que essa projeção recebe é o fato de ela possuir um caráter eurocêntrico.
Projeção de Robinson é considerada a melhor projeção para representar os continentes. A projeção de Robinson, elaborada em 1961 pelo geógrafo Arthur H. Robinson, é do tipo afilática e pseudocilíndrica. Nesse tipo de projeção, os paralelos são representados em linha reta e os meridianos em forma de arcos concêntricos.
A projeção de Mercator pode ser considerada essencialmente eurocêntrica por privilegiar a manutenção dos formatos gerais dos países em detrimento da correta representação de seu tamanho, o que implica em uma representação dos países do Hemisfério Norte como maiores do que realmente são.
de Mercator
As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.