Para que serve a hiperbrica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Câmara Hiperbárica é um equipamento médico fechado, resistente à pressão, que provoca um aumento da quantidade de oxigênio transportada pelo sangue, sendo indicada para tratamentos como acidentes de mergulhos, intoxicações respiratórias (fumaça ou gases tóxicos), traumas, infecções e feridas de difícil cicatrização.
O que trata a medicina hiperbárica?
A câmara hiperbárica, também conhecida como oxigenoterapia hiperbárica, é um tratamento baseado na respiração de oxigênio em grande quantidade em um local com pressão atmosférica mais elevada do que no ambiente normal.
O que é câmara hiperbárica e qual a sua função?
A Câmara Hiperbárica é o equipamento destinado as pessoas que se submeterão a sessões de Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) com o objetivo de respirar oxigênio 100% puro a pressões superiores a pressão ao nível do mar.
Como funciona a terapia hiperbárica?
Oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica.
Quando é indicada a oxigenoterapia hiperbárica?
Indicada para auxiliar e acelerar o processo de cicatrização de feridas agudas ou crônicas, essa terapia pode aumentar em até 20 vezes o volume de oxigênio transportado pelo sangue.
Quais os problemas de saúde que podem ser tratados em uma câmara hiperbárica?
- Queimaduras térmicas e elétricas; - Lesões refratárias: úlceras de pele, lesões pé-diabético, escaras de decúbito, úlcera por vasculites autoimunes, deiscências de suturas; - Lesões por radiação: radiodermite, osteorradionecrose e lesões actínicas de mucosas (Radioterapia);
Como funciona a hiperbárica?
Oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica.
Qual a função da oxigenoterapia hiperbárica?
A Medicina Hiperbárica é usada para cicatrização de feridas (lesões teciduais agudas* ou crônicas**) e combate à infecção. Quando não há oxigênio suficiente, essas lesões evoluem como "feridas que não cicatrizam", ou seja, não se curam, mesmo com tratamento adequado, em até seis semanas.
Quem não pode fazer hiperbárica?
Existem apenas quatro condições que impossibilitam o paciente de se submeter ao tratamento em câmara hiperbárica: pneumotórax não tratado e durante a administração dos quimioterápicos doxorrubicina e bleomicina e a medicação Sulfamylon.
Quais são as contra indicações da oxigenoterapia?
As referências clássicas listam as seguintes condições que contra-indicam a terapêutica hiperbárica:
Pneumotórax não drenado ou história de pneumotórax expontâneo (absoluta).
Infecções das vias aéreas superiores/sinusites crônicas.
Infecções virais.
Cirurgias torácicas prévias recentes.
Enfisema pulmonar.
Mais itens...
Quais as contraindicações a uma oxigenoterapia?
CONTRA INDICAÇÕES ABSOLUTAS. PNEUMOTÓRAX. Ruptura do pulmão fazendo com que ar do pulmão vá para o espaço pleural. ...
CONTRA INDICAÇÕES RELATIVAS. CIS-PLATINUM. Droga usada em vários cânceres. ...
A OHB NÃO É INDICADA. Nas seguintes situações. Lesões com resposta satisfatória ao tratamento habitual.
São indicações da oxigenoterapia hiperbárica?
As indicações para a realização da terapia hiperbárica são as seguintes:
Embolia gasosa.
Doença descompressiva.
Embolia traumática pelo ar.
Gangrena gasosa.
Síndrome de Fournier.
Outras infecções necrotizantes de partes moles: celulites, fasceítes e miosites.