EQST

Para Que Serve A Cistatina C?

Para que serve a cistatina C?

A cistatina C está ganhando aceitação à medida que os estudos confirmam e definem sua utilidade, em especial como um marcador sensível e precoce de doença renal crônica. Pode ser pedida quando uma pessoa tem uma doença conhecida ou suspeitada que possa afetar a função renal e reduzir a taxa de filtração glomerular.

Porque a cistatina C tem sido considerada um bom marcador renal?

Estas são as razões pelas quais a cistatina foi recentemente proposta como um marcador endógeno de função renal muito mais sensível que a creatinina, permitindo que se observe alterações da filtração glomerular de maneira mais precoce que o clearance de creatinina.

O que é o exame cistatina C?

- Este exame é útil para a avaliação da taxa de filtração glomerular. A cistatina C é uma protease de baixo peso molecular que é constantemente produzida por células nucleadas e está presente em certos líquidos biológicos, tais como soro.

Como interpretar cistatina C?

Interpretação: A Cistatina C é uma proteína cuja concentração sérica depende quase que exclusivamente da capacidade de filtração glomerular. Sua concentração independe da massa muscular, do sexo ou da alimentação.

Quanto custa o exame Cistatina C?

Cistatina C, Soro - R$109,00 - Labi Exames.

Qual o melhor marcador de função renal?

Por ser livremente filtrada pelos rins, não ser reabsorvida e sofrer pequena secreção no túbulo distal, a creatinina é considerada o melhor marcador endógeno para função renal, já que permite avaliar o RFG.

Qual o valor do exame Cistatina C?

Cistatina C, Soro - R$109,00 - Labi Exames.

Para que serve o exame taxa de filtração glomerular?

A taxa de filtração glomerular (TFG) é um indicador importante para detecção, avaliação e tratamento da doença renal crônica (DRC) e, na prática clínica, a investigação de rotina por meio de equações utiliza as concentrações de creatinina sérica e da cistatina C.

Quais são os marcadores Bioquimicos da função renal?

Neste artigo sete marcadores de função e de lesão renal são avaliados: uréia, creatinina, cistatina C, proteinúria, dismorfismo eritrocitário, microalbuminúria e fração hepática das proteínas ligadas a ácidos graxos.