Conheça as faculdades públicas que oferecem o curso de Oceanografia:
Apesar de o nome fazer parecer que a Oceanografia é o estudo apenas do oceano, o seu objeto é bem mais amplo. Na verdade, essa é uma área da ciência que estuda, sim, principalmente os oceanos, mas também é responsável pelo conhecimento de outros ambientes aquáticos — como os lagos, os rios e as zonas costeiras.
Grosso modo, a oceanografia é a ciência que pesquisa as características dos mares, rios, lagos, oceanos e zonas costeiras, abrangendo desde as suas descrições físicas até a interpretação de fenômenos. O oceanógrafo investiga também a interação desses ambientes com os continentes e a atmosfera.
Oceanologia é o “estudo dos oceanos” ou “ciências dos oceanos”, enquanto a Oceanografia é a “descrição dos oceanos”. ... Seja oceanógrafo ou oceanólogo, o profissional possui a mesma competência e é reconhecido igualmente, tanto no mercado de trabalho quanto para Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO).
Importância da Oceanografia A Oceanografia fornece subsídios para pensar também na exploração turística dos oceanos, através do turismo no litoral.
A Oceanografia (do grego ὠκεανός e γράφω significando oceano e grafia, respetivamente), também conhecida como Oceanologia ou Ciências do Mar, é uma ciência do ramo das geociências que se dedica ao estudo dos oceanos e zonas costeiras sob todos os aspetos, desde sua descrição física até a interpretação dos fenómeno que ...
Os Mares e Oceanos do mundo correspondem às massas líquidas do planeta Terra que banham os continentes, ao lado dos rios, lagos e lagoas. No entanto, eles são formados por grandes porções de água salgada e cobrem cerca de 71% da superfície terrestre.
Mares abertos são aqueles que têm uma ligação direta com o oceano, circundado por apenas uma parte de terra. Exemplos desse tipo de mar são o mar do Norte, mar da China, mar de Barents, etc. Mares interiores são aqueles com menor ligação com os oceanos.
Atualmente são considerados como os Sete Mares do mundo os oceanos:
Vasco Nuñez de Balboa
Menos de 5% dos oceanos já foi explorado Por mais que tenhamos áreas inteiras da ciência dedicada a eles e tantas tecnologias para explorar esses oceanos, apenas uma parte ínfima foi devidamente mapeada até hoje. Há quem diga que temos melhores mapas de Marte do que do Fundo do Mar!
O oceano foi avistado pelos europeus no início do século XVI, inicialmente pelo explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa, que cruzou o istmo do Panamá em 1513 e nomeou-o como Mar del Sur (Mar do Sul), e depois pelo explorador português Fernão de Magalhães, que navegou o Pacífico durante a sua circum-navegação entre ...
Com volume de 714,8 milhões de metros cúbicos, o Pacífico banha países da Ásia, Oceania e da América, além de estar presente na Antártica e no Ártico. Esse oceano abriga três conjuntos de ilhas de países que compõem a Oceania, denominadas Melanésia, Micronésia e Polinésia.
Oceano Atlântico
São banhados pelo Oceano Atlântico são: Brasil, Uruguai, Argentina, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Os países banhados pelo Oceano Pacífico são: Chile, Peru, Equador e Colômbia. Bolívia e Paraguai são os únicos países da América do Sul que não são banhados por Oceanos.
Formado a partir da fragmentação do supercontinente denominado Gondwana, o Oceano Índico possui extensão de aproximadamente 73,4 milhões de quilômetros quadrados. Essa grande massa de água salgada situa-se a leste da África, ao sul da Ásia, a oeste da Oceania e ao norte da Antártica.