Ágora (ἀγορά; "assembleia", "lugar de reunião", derivada de ἀγείρω, "reunir") é um termo grego que significa a reunião de qualquer natureza, geralmente empregada por Homero como uma reunião geral de pessoas. A ágora parece ter sido uma parte essencial da constituição dos primeiros estados gregos.
Explicação: nas polis gregas eram os cidadaos que discutiam e apresentavam seus argumentos sobre determinado assunto, mas eles queriam explicaçoes mais logicas e argumentativas. Entao buscaram a filosofia que a maneira verdadeira atraves do racional.
Resposta. A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).
Significado de Agora advérbio Nesta hora; neste exato momento; já: agora não posso atender ao seu pedido. De modo recente; há pouco tempo: eles foram ao supermercado agora mesmo. Na época corrente; nos dias de hoje; atualmente: agora já não se usa este tipo de roupa. ... Etimologia (origem da palavra agora).
A importância da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia antiga foi estabelecer um dos primeiros modelos de democracia existentes na sociedade. Na Ágora os cidadães atenienses decidiam as melhores decisões para sociedade.
Foi um espaço publico importante para aquela população ateniense, pois constituia espaço urbano e tinha papel importante na configuração da democracia ateniense. Visto que era uma grande praça localizada, localizada em um dos pontos mais baixos da cidade, lá aconteciam a maioria das votações na democracia ateniense.
Em linhas gerais, o ostracismo condenava o acusado à perda de seus direitos políticos e ao exílio durante dez anos, sem a perda de suas propriedades. O termo ostracismo foi inspirado no processo que conduzia alguém a esse tipo de punição política.
19 sinônimos de ostracismo para 3 sentidos da palavra ostracismo: Desterro: 1 desterro, banimento, exílio, exclusão, expatriação, expulsão, extrusão, proscrição.
Kleisthénês; Atenas, 565 a.C. — Atenas, 492 a.C.) foi um político grego antigo, que levou adiante a obra de Sólon e, como este último, é considerado um dos pais da democracia. Embora fosse um membro da aristocracia ateniense, além de liderar uma revolta popular, reformou a constituição da antiga Atenas em 508 a.C.
Legislador grego nascido em Atenas. Foi com Clístenes que a democracia se consolidou e ganhou forma em Atenas. Introduziu reformas baseadas no princípio da igualdade de todos os cidadãos independentemente da sua situação económica e na participação activa de todos os cidadãos na vida pública.
No fim do século VI a.C. a retração dos direitos políticos mais amplos incentivou uma mobilização popular que levou à ascensão política de Clístenes, em 510 a.C.. ... Todo ateniense tinha por direito filiar-se a uma determinada tribo na qual ele participaria na escolha de seus representantes políticos no governo central.
Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.