Na tradição judaico-cristã, o Jardim do Éden (em hebraico: גַּן־עֵדֶן – gan-ʿḖḏen), também chamado de Paraíso, é o "jardim de Deus" descrito no Livro do Gênesis e no Livro de Ezequiel.
Na teologia dos Santos dos Últimos Dias, o termo paraíso geralmente refere-se ao "mundo espiritual". Isto é, o lugar onde os espíritos residem após a morte e onde aguardam pela ressurreição. Neste contexto, "paraíso" é o estado dos justos após a morte.
Céu é a morada de Deus, anjos, etc e por entendimento popular fica acima da terra. O Paraíso é um termo religioso que designa lugar maravilhoso, positivo, agradável e eterno. É um lugar de felicidade, prazer e mais felicidade.
Significado de Paraíso [Religião] No Novo Testamento, lugar onde permanecem as almas dos bem-aventurados. [Religião] Lugar de recompensa das almas dos homens, após a morte. [Figurado] Lugar de delícias, repleto de felicidade, onde há paz e sossego; céu.
Jesus e o jovem rico é um episódio da vida de Jesus que trata da vida eterna. Ele pode ser encontrado nos três evangelhos sinópticos: Mateus Marcos e Lucas
Há o céu no sentido de firmamento, ou expansão, onde estão o Sol, a Lua e as estrelas. Há ainda o céu onde se encontra o Reino de Deus, de ao qual Jesus teria ascendido. Esse seria o céu onde os anjos estão. A Bíblia fala ainda dos "céus dos céus" e quê haverá "novos céus".