Todos os dados que o CPTEC possui podem ser consultados nos seguintes endereços: Clima: http://clima1.cptec.inpe.br/~rclima1/monitoramento_brasil.shtml. PCDs: http://satelite.cptec.inpe.br/PCD/ Banco de Dados: http://bancodedados.cptec.inpe.br/
A precipitação média sobre uma área é calculada ponderando-se a precipitação média entre isoietas sucessivas (normalmente fazendo a média dos valores de duas isoietas) pela área entre as isoietas, totalizando-se esses produtos e dividindo-se pela área total da bacia.
Para calcular a pluviosidade total anual é preciso fazer o somatório das pluviosidades (geralmente médias) mensais. Ou seja, somar o quantitativo de chuvas ao longo dos 12 meses do ano. Sempre que quiser a média é só somar o todo e dividir pela quantidade deles.
Em meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenômeno relacionado à queda de água do céu. Isso inclui neve, chuva e chuva de granizo. ... A precipitação ocorre quando o vapor de água está presente na atmosfera .
Ao longo de quase todo seu território a média anual da precipitação varia de 1250 a 2000 mm ( Figura 1 ). Somente algumas áreas encontram-se fora desse limite pluviométrico.
Ainda que o período de maior precipitação pluvial ocorre nos meses de novembro a março, com altura máxima/dia entre 10 e 90 mm.
Os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março apresentaram as maiores médias de precipitação com 205,5 mm, 243,8 mm, 186,4 mm e 177,3 mm, respectivamente.
Através dessas médias, podemos dizer que os meses mais secos são os meses de maio a agosto, que também é o período mais frio.
No reservatório do Cantareira, abril foi o mês mais seco dos últimos 20 anos, segundo dados da Sabesp....A média de chuva acumulada para o mês de abril é de 82,1 mm.
Em março as chuvas começam a diminuir e Brasília se prepara para mais um período de seca.
Abril e maio no primeiro semestre e setembro e outubro no segundo são os meses de menores chuvas, se você também levar em conta o clima um pouco mais quente e “praieiro, prefira abril ou outubro, que marcam proximidade com o verão.
Rio de Janeiro: quando dá praia?
AgostoO mês é abominado pelas noivas supersticiosas, que acreditam que agosto (o mês do desgosto) pode trazer azar para o casamento.
Em contraposição, os menos concorridos são fevereiro, março, junho e agosto – portanto, sai mais barato se casar nessas datas.
Guia Express: Melhores meses para casar
Melhores Meses Para Casar
13 razões pelas quais Janeiro é o MELHOR mês do ano
Os meses de março, abril e maio são os preferidos para se casar. É nessa época que as pessoas voltam das férias e das viagens de Carnaval e já levam uma rotina normal. Além disso, maio é considerado o mês das noivas e aumenta muito a procura por datas nesse período.
Maio
Os especialistas dizem que os noivos devem escolher uma data que tenha significado para o casal, o dia em que se conheceram, por exemplo, e devem fazer a soma de todos os números. Um exemplo: a data para numerologia seria: 1+2+3+2+6 = 14 = 1 + 4 = 5.
Então, para escolher a data ideal para casar deve somar dia + mês + ano. O número que obtiver deve ser reduzido a um só algarismo. Por exemplo, um casal que vai casar no dia 23 de Setembro de 2019: 2 + 3 (dia) + 9 (mês) + 2 + 0 + 1 + 9 (ano) = 26 - energia 8.
Para iniciar o processo do casamento civil, os noivos devem comparecer ao cartório mais perto da residência de um deles, no máximo 60 dias e no mínimo de 30 dias antes da cerimônia, para pedir a habilitação do casamento, na qual o cartório verificará se ambos estão livres para casar.
Os especialistas dizem que os noivos devem escolher uma data que tenha significado para o casal, o dia em que se conheceram, por exemplo, e devem fazer a soma de todos os números. Um exemplo: a data para numerologia seria: 1+2+3+2+6 = 14 = 1 + 4 = 5.
O primeiro passo que os noivos devem seguir é organizar a documentação necessária e comparecer ao cartório correspondente ao código postal (CEP) de pelo menos um deles com uma antecedência de 30 a 60 dias da data pretendida para agendamento e a presença de duas testemunhas.