Um Volume de controle ou Volume de controlo, em mecânica dos fluidos, é um volume arbitrário no espaço através do qual o fluido escoa. O contorno geométrico do volume de controle é chamado de superfície de controle.
Volume de Controle: É um volume no espaço que nos interessa para uma análise. Exemplo: Ar está escoando em um tubo de 0,2 m de diâmetro a uma velocidade uniforme de 0,1 m/s. A temperatura é de 25ºC e a pressão é de 150 kPa. Determine a vazão mássica.
Um sistema fechado só interage com a sua vizinhança por meio de trabalho e calor. Ele não deixa massa sair ou entrar. O volume de controle pode interagir das três formas com seu ambiente.
Usualmente é representado com a letra Q maiúscula. Alguns exemplos de medidas de fluxo volumétrico são: os metros cúbicos por segundo (m3/s, em unidades básicas do Sistema Internacional) e o pé cúbico por segundo (cub. ft/s no sistema inglês de medidas).
Regime Permanente. A massa, assim como a energia, é uma propriedade que se conserva, e não pode ser criada nem destruída durante um processo. ... Em volumes de controle, ou sistemas abertos, a massa pode atravessar a fronteira do sistema e devemos levar em conta a quantidade de massa que entra e sai do volume de controle.