Existe uma variedade absurda de espécies de plantas suculentas. Isso porque o termo designa plantas que conseguem reter água - e não apenas em suas folhas. ... Como essas plantas são de ambientes muito áridos, o “super poder” do armazenamento é o que torna possível a sua sobrevivência.
Separamos 15 espécies de suculentas mais comuns, encontradas comercialmente:
As plantas suculentas são aquelas que possuem raiz, o talo ou as folhas engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais.
Conheça 10 suculentas que gostam de sol pleno
Crassula spp. Essas suculentas crescem rapidamente e podem alcançar até 70 cm de comprimento. Possuem folhas lisas, redondas ou ovais. A Crassula arborescens tem folhas com pontos vermelhos, já a Crassula argentea são manchadas de branco, amarelo, laranja, rosa, vermelho ou até mesmo púrpura.
Gênero Echeveria - também conhecidas como Rosas de Pedra O gênero Echeveria é composto por plantas de fácil cultivo desde que recebam a luz do sol até as 11 horas ou apenas a claridade. Se a planta estiver exposta ao sol é comum a mudança de coloração das folhas para tons avermelhados ou arroxeados.
Nesta seção, separamos as suculentas mais raras do mundo, confira:
E quase sempre dão flores delicadas, com as pétalas finas como papel de seda.
Já no caso das folhas da planta matriz, o procedimento para enraizamento é ainda mais simples. Deixe as folhas deitadas sobre o solo. Não é necessário plantar a folha. Passado o curto período de 7 dias, inicia-se a formação radicular.
A exposição de luz em uma suculenta que não é desértica pode fazer com que a planta mude de cor. A planta, ao passar por um estresse hídrico, pode ter a sua cor alterada. Isso pode acontecer devido ao excesso ou à falta de rega. Temperaturas baixas também podem alterar a cor das suculentas.
Tanto o Sal Amargo, como o Quelato de Magnésio, possuem uma alta concentração de magnésio. E é aí que entra a coloração das suculentas. Esta nutriente vai fazer com que suas suculentas fiquem coloridas.
Para isso, dilui-se uma colher de chá de corante alimentar em 250ml d'água. Isso feito, basta despejar o líquido sobre o substrato, como em rega. Após um ou dois dias, a planta terá absorvido o corante alimentar enquanto sugava a água. Assim, com a substância em seu organismo, sofrerá a coloração.
Cuidados com o Senécio Azul – Senecio mandraliscae Pouca luz causa folhas fracas, alongadas e hastes na cor verde em vez de azul acinzentado. O solo deve ser a base de areia com alguma matéria orgânica incorporada, bem drenável, com regas somente quando o solo estiver seco.
A propagação é feita por estaquia das folhas carnosas. Retirar com cuidado e deixar sobre jornal à sombra para secar o corte. Depois, plantar em areia úmida, mantendo em cultivo protegido.
O ideal é cultivar essa suculenta em sol pleno de baixa intensidade. Mas ela pode ser cultivada em meia sombra, desde que tenha bastante luminosidade e seja um ambiente arejado.
Se o cultivo for em meia sombra, ofereça bastante luminosidade e um ambiente bem arejado. Mas se o cultivo for dentro de casa, mantenha a suculenta em um local com alta luminosidade. E mesmo assim será necessário expor a planta ao sol ameno da manha ou tardinha.
O bálsamo se desenvolve bem em solos arenosos, enriquecidos com húmus e que recebam sol pleno ou meia sombra. Ele demanda regas semanais durante o verão e a primavera, e mensais durante o outono e o inverno. Por ser uma suculenta, o bálsamo é sensível ao encharcamento e muito resistente à seca, tolerando também geadas.
Leva-se em torno de 20 dias para as mudas estarem enraizadas e aptas para o plantio no vaso individual. Após esse prazo deve-se, molhar a areia ou com uma faca, afofar a areia ao redor da muda e puxar levemente para que ela saia com raízes.
10 Suculentas de Sombra para ter em Casa
Para fazer mudas de suculentas, você deverá coletar as melhores folhas da planta e colocá-las em um recipiente com 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedrinhas. Esse recipiente precisa ficar em local iluminado e bastante arejado, mas não pode pegar sol direto e água da chuva.
Suculentas não exigem muito da terra, o ideal é uma terra com alta drenagem, de preferencia arenosa. Sem muitos rodeios, vamos a nossa planta: Escolhemos esta espécie de suculenta, gosto muito dela por sua aparência com uma babosa (aloe-vera) e também por que a mesma possui várias mudinhas.