adjetivo Sobre algo ou alguém que não se pode tocar. Que não se pode fazer uso, dizer, comentar por crença, religião, fé, pudor, respeito etc.: palavras tabus. Diz-se da pessoa que é alvo de adoração cujo mérito não pode ser questionado. Etimologia (origem da palavra tabu).
O Tabu é um conceito utilizado na filosofia, antropologia e sociologia e que está relacionado com a proibição, censura, perigo e impureza de determinadas atividades sociais. ... O termo tabu (tapu) é oriundo da língua da polinésia, que significa algo sagrado, especial, proibido, perigoso ou pouco limpo.
A palavra tabu refere-se a uma resistência da sociedade, seja moral, religiosa, ética e/ou cultural para discutir sobre determinado assunto. Pode-se citar como exemplo o sexo durante adolescência, o consumo de bebidas alcoólica, o homossexualismo.
são basicamente coisas que a maioria das pessoas não falam, tipo pais falar sobre sexualidade com um filho é um tabu porque é uma coisa que eles não sentiriam bem fazendo, por vergonha, descaso essas coisas bestas..
Um objeto tabu é algo intocável ou proibição de algo que é contra seus conceitos morais , religiosos e culturais. Um exemplo pode ser a carne de porco que muitos judeus não comem por considerar o animal impuro.
É assim, por exemplo, que certos objetos se tornam sagrados ou tabus, como o pão e o vinho consagrados pelo padre cristão, durante o ritual da missa. ... Do mesmo modo, em inúmeras religiões, as virgens primogênitas das principais famílias se tornam tabus, como as vestais, na Roma antiga.
Etimologia. A palavra é de origem polinésia. Deriva do tonganês tabu e do maori tapu, termos que se referem à proibição de determinado ato, com base na crença de que tal ato invadiria o campo do sagrado, implicando em perigo ou maldição para os indivíduos comuns.
Totem e Tabu é, a princípio, uma leitura endereçada aos antropólogos, em que Freud busca analisar a gêneses dos totens – símbolos sagrados e respeitados – e dos tabus – proibições de origem incerta – que cercam e cerceiam as liberdades individuais e coletivas de uma determinada sociedade.
Desta perspectiva antropológica, o tabu diz respeito a uma proibição de inspiração religiosa, um interdito a determinadas ações ou comportamentos que são considerados impuros, nocivos, danosos. Se praticados podem geram uma fúria e uma punição de origem sobrenatural.
O totem é geralmente um animal que demarca os limites, deveres e direitos do grupo e entre os grupos, e será a partir do totemismo que surgirá a exogamia. O tabu é proveniente do totem e expressa o sagrado, o proibido. A organização totêmica impõe a lei a que todos devem ser submeter.
O Tabu é para o homem a expressão de como ele cria um conjunto de meios, mecanismos e estratégias para lidar com a natureza desde um ponto de vista amplo, ou seja, sua relação como o meio ambiente, até a sua dimensão mais individual, fisiológica, biológica, que tem como conseqüência a explicitação do ser social que ...
Animal, planta ou objecto considerado por certas tribos ou clãs como seu antepassado ou guardião e venerado como símbolo sagrado.
Citar a data da publicação original seguida da data da edição consultada. Exemplo: Freud (1898/1976) ou (Freud, 1898/1976). No caso de transcrição literal de um texto, esta deve ser delimitada por aspas duplas, seguidas do sobrenome do autor, data e página citada.
São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1913). Freud, S. (2012b).
_________ (1930 [1929]) O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
Citação Direta
Quando usamos esse tipo de citação devemos colocar entre parênteses o sobrenome do autor, o ano da publicação da obra e o número da página (tudo separado por vírgulas). Além da citação direta, há mais dois tipos de citação: Citação indireta: é aquela que se baseia em uma obra, com as nossas palavras.