Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar. ...
Para determinar se a molécula é polar, basta verificar se o número de nuvens existentes no átomo central é diferente do número de átomos iguais ligados a ele.
Substâncias polares são aquelas que tem afinidade com água e interagem com ela e apolares não tem afinidade portanto não interagem com ela.
Podemos ver que o C é mais eletronegativo em relação ao H, atraindo os eletrons para ele. Porém, o Cl é muito mais eletronegativo, fazendo com que esses eletrons sejam atraídos por ele. Portanto, se trata de uma molécula apolar, pois sai do elemento central para a ponta.
2 resposta(s) São Moléculas Polares: CO, SF3 e NCL3; por apresentarem par de elétron livre/não ligantes .
(UFES) A molécula do OF2 é polar e a molécula do BeF2 é apolar. ... A molécula de OF2 é angular porque o oxigênio (átomo central) possui pares de elétrons emparelhados disponíveis. Por ser angular, os vetores momento dipolar formados não se anulam e a molécula é polar.