A dor nas costas, dorsalgia ou lombalgia, é uma das principais causas de atendimento médico em pronto socorro e consultas rotina em ortopedia. Acredita-se que 80 % da população apresentará dor durante a vida, e 1/3 delas terão crises de dor recorrentes.
As infecções no nível da coluna dorsal podem comprometer o tecido ósseo, discal ou nervos (Herpes Zoster) e são causa comum de dorsalgia, tanto em crianças como em adultos. A infecção pode ser classificada como granulomatosa (TBC ou fúngica) e não granulomatosa (bacteriana).
Dentre outras variações, a dor na coluna torácica pode ser constante ou intermitente, ter característica de ardor, picada ou queimação, e incluir outras alterações como fraqueza, dormência e rigidez. A dorsalgia pode ter origem na própria coluna, ou ser reflexo de alterações em outras partes do corpo.
Confira 6 dicas para aliviar as dores nas costas
É possível prevenir a dorsalgia? Simples mudanças posturais, como manter a coluna sempre ereta e evitar inclinar e torcer o tronco nas atividades do dia a dia e prática regular de atividades físicas podem ajudar a prevenir boa parte das dores na coluna.
Adapte sua mesa de trabalho para minimizar a dor nas costas
Exemplos de medidas para evitar dores musculares e na coluna são: ao levantar um peso do chão, flexione os joelhos; ao colocar um objeto em uma prateleira alta, use um banco ou escada; na presença de lombalgia, não levante pesos maiores do que 5 a 10% do seu peso corpóreo.
COMO EVITAR LESÕES DE COLUNA NA INDÚSTRIA
A principal dica é manter a coluna ereta e, ao abaixar, sempre flexionar o joelho – nunca a coluna (tronco). Levantar do chão um saco de cimento de 50 kg, por exemplo, não é recomendável. Há sérios riscos de fissurar os discos intervertebrais (eles ficam entre as vértebras da coluna).
O alongamento ajuda a aumentar a flexibilidade da região abdominal e lombar, ampliando os movimentos para evitar o esforço das estruturas da coluna. Eles devem ser realizados antes dos exercícios e em pausas durante o trabalho. O fortalecimento muscular é outra medida importante para prevenir esse tipo de lesão.
Confira 10 dicas simples para eliminar a dor nas costas que podem ser seguidas passo a passo.
Para prevenir a lombalgia, como essa dor é chamada, o ideal é fazer alongamento e exercícios para as costas, permanecer ativo (pelo menos 150 minutos de atividades por semana), evitar permanecer sentado por muito tempo, procurar ficar com uma boa postura, ereta, e atentar-se ao peso e à dieta.
Dores nas costas podem ser causadas por simples hábitos errados como sedentarismo, obesidade e tabagismo. Pode ser também uma manifestação de doenças como depressão, fibromialgia, câncer, artrites, hérnia de disco, osteoartrose (bico de papagaio), cálculo renal, aneurisma de aorta, úlcera gástrica, entre outras.
1. O que é lombalgia? É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como "lumbago", "dor nas costas", "dor nos rins" ou "dor nos quartos".
Designação popular para dores na região lombar.
A má postura é uma das principais causas de dor no final da coluna, isso porque a postura incorreta ao sentar, por exemplo, pode causar uma pressão muito grande no cóccix, resultando em dor lombar.
A tendinite do quadril é uma causa muito comum de dor no quadril. Ela acomete principalmente mulheres, devido a tensão excessiva destes tendões. Pessoas que realizam esforço físico intenso, como correr em subidas, e que não alongam a musculatura podem também sofrer de tendinite.
As raízes nervosas que emergem da coluna e segue trajetos para extremidades como radículas; portanto, a dor radicular é a dor que se irradia desde a região lombar até sua distribuição nos membros inferiores. Esta dor pode ser descrita de diversas formas.
Significado de Radicular adjetivo [Botânica] Que pertence ou que diz respeito à raiz. [Medicina] Relativo à raiz dos nervos: anestesia radicular.
CID 10 M54. 1 Radiculopatia – Doenças CID-10.