O que uma bobina ou solenoide? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O solenóide ou bobina longa, como também pode ser chamado, é um fio condutor dobrado em forma de hélice ou pode ser definido como um conjunto de espiras de mesmo eixo espaçadas uniformemente, como mostra a figura abaixo: ... Onde N é o número de espiras.
Qual a função de um solenoide?
A sua função é, basicamente, abrir ou fechar o fluxo de um determinado equipamento ou de uma tubulação de maneira elétrica. Mas como isso acontece? A válvula é composta por dois componentes básicos que são o corpo, onde passa o fluido; e a bobina, responsável pelo acionamento elétrico da parte mecânica da válvula.
Quem criou o solenoide?
André-Marie Ampère
O termo solenoide foi cunhado em 1823 por André-Marie Ampère para designar uma bobina helicoidal. No estudo do electromagnetismo , um solenoide é uma bobina cujo comprimento é substancialmente maior do que seu diâmetro.
Qual a função da válvula solenoide da bomba injetora?
A válvula solenóide é a peça responsável por controlar o fluxo de combustível que será injetado no cilindro do motor na hora da partida. É uma peça cilíndrica encaixada na parte de cima do motor de arranque.
Como saber se a solenoide está funcionando?
Pressione a bateria nos fios que envolvem a válvula solenóide e em seguida use a tocha ou a lâmpada para testar se há energia suficiente. A lâmpada deve acender, assim como o multímetro e se a válvula estiver funcionando, ela também deve abrir.
Qual princípio de funcionamento da válvula solenoide?
Quando uma corrente elétrica circula através da bobina, esta corrente cria um campo magnético que por sua vez exerce uma força no êmbolo. Como resultado, o êmbolo é puxado em direção ao centro da bobina de modo que o orifício se abre e este é o princípio básico que é usado para abrir e fechar uma válvula solenoide.
O que é um solenoide ideal?
Solenóide - Dispositivo composto por um fio de um condutor enrolado de modo helicoidal. Quando a corrente elétrica i anda pelo solenóide, forma-se um campo magnético, sendo todas linhas de indução retas paralelas. Figura 3 – Aplicação da lei de Ampère a um solenóide ideal percorrido por uma corrente i .
Como medir uma bobina solenoide?
Utilize um multímetro digital (ajustado para medir volts) para verificar a tensão que alimenta o componente. Faça isso conectando uma ponteira na fonte e a outra em um ponto de aterramento. Alternativamente, desconecte o solenoide do seu componente (entrada, válvula, etc.) e aplique a energia.
Qual das extremidades do solenoide?
As extremidades do solenoide constituem polos magnéticos, sendo que o polo norte é a face por onde saem as linhas de indução magnética, e a face por onde entram as linhas de indução magnética é chamada de polo sul.
Como consertar a válvula solenoide?
Remova a tampa da válvula, soltando e removendo todos os parafusos superiores com a chave de fenda. Remova o diafragma de borracha, com cuidado para não soltar a grande mola que fica sobre ele. Verifique se há alguma sujeira sob o diafragma e remova-a, caso haja.
Como testar solenoide Danfoss?
Basta abrir o aplicativo, mantenha seu smartphone na bobina solenoide que você deseja testar e observe o volante no aplicativo começar a girar. Se girar, sua válvula solenoide estará pronta.
Como testar solenoide guincho?
Utilize um multímetro digital (ajustado para medir volts) para verificar a tensão que alimenta o componente. Faça isso conectando uma ponteira na fonte e a outra em um ponto de aterramento. Alternativamente, desconecte o solenoide do seu componente (entrada, válvula, etc.) e aplique a energia.
Onde fica a válvula solenoide?
É uma peça cilíndrica encaixada na parte de cima do motor de arranque. É constituída por duas bobinas – uma de retenção e outra de atração – e por um condutor de corrente elétrica formado por fios em espiral que produzem um campo magnético no seu interior.
Quando uma corrente atravessa o solenoide?
Quando percorridos por uma corrente elétrica, eles passam a funcionar como eletroímãs, produzindo um campo magnético constante em seu interior. A intensidade do campo magnético produzido nos solenoides é diretamente proporcional à corrente elétrica que os percorre, bem como ao número de espiras que os formam.
Qual o sentido do campo magnético de uma solenoide?
- direção: os vetores indução magnética B no interior do solenoide são retilíneos e paralelos ao eixo do solenoide. - sentido: o sentido é determinado pela regra da mão direita.
Como medir uma bobina indutora?
O valor da indutância de uma bobina é determinado pelo tamanho e formato da mesma, número de espiras e o material de que é feito o núcleo. O espaçamento entre as espiras da bobina também influi no valor da indutância. Onde: L: indutância, em henry (H).
Como descobrir o Polo de um solenoide?
A polaridade do campo magnético produzido nos solenoides pode ser descoberta por meio da regra do parafuso. Para usá-la, fechamos os dedos da mão direita no sentido em que a corrente percorre o solenoide (horário ou anti-horário), de modo que o polegar nos indique o sentido do norte magnético.