Resposta: a) Amálgama é uma liga metálica formada pela reação do mercúrio com outro metal. ... Sendo uma liga metálica, os átomos estão unidos por ligações metálicas, conforme o modelo "mar de elétrons" .
Como descartar? Reunir os resíduos visíveis de amálgama. Armazenar em frascos inquebráveis, de boca larga, hermeticamente fechados, identificados com símbolo de risco associado, sob selo d'água (ANVISA). Os resíduos não devem ser despejados no lixo comum ou na tubulação de água/esgoto.
Cuidados durante o procedimento
Não substitua restaurações muito extensas com amálgama por restaurações com resinas. ... Porém, a resina não é tão resistente a desgastes quanto o amálgama de prata presente nas restaurações escuras em metal. Muito pelo contrário : a resina composta só para ser utilizada para pequenas cavidades em dentes posteriores.
O procedimento é feito da seguinte maneira: com a ajuda de uma furadeira, o dentista fura o esmalte do dente para retirar de lá toda a cárie, limpando bem a região afetada.
O tempo de duração de uma restauração feita de resina pode ser de 3 a 10 anos, porém, depende muito do paciente, por exemplo, em caso de fumantes as chances da resina amarelar com o tempo são grandes, a cafeína também pode amarelar e manchar os dentes e pacientes com má higiene bucal podem sofrer infiltrações.
Somente a dor tem a ver com o dente. Ás vezes, o simples fato do curativo cair pode deixar a gengiva dolorida confundindo-se com dor no dente. Quanto aos outros sintomas aconselho procurar um médico. O tratamento de canal é o início da resolução do problema de um elemento dental.
“A famosa massinha branca é uma resina de alta resistência, que pode ter várias tonalidades, qualidades em resistência e durabilidade. São utilizadas em praticamente todos os casos que necessitam de estética no sorriso”, diz o cirurgião-dentista Faisal Ismail, da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas.
No caso da restauração dental feita de resina, por exemplo, o tempo de duração pode ser de 3 a 10 anos. Já a restauração de porcelana diminui um pouco mais as chances de desgaste, prolongando o tratamento por até 13 anos.