EQST

O Que Um Paquimetro?

O que é um Paquimetro?

Como já foi dito, o paquímetro é uma ferramenta usada para medir com precisão as dimensões de pequenas peças. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Normalmente, o paquímetro possui uma graduação em centímetros e outra em polegadas para realizar as medições.

Quais são as partes de um Paquimetro?

Elementos do paquímetro 1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou vernier superior (polegada), 8: trava.

Quais são as partes de um paquímetro?

Figura 1 - Paquímetro universal e seus componentes, 1) bicos externos, 2) bicos internos, 3) medidor de profundidade, 4) escala principal em cm, 5) escala principal em polegadas, 6) Vernier em cm, 7) Vernier em polegadas, 8) retentor do cursor.

Quais são as partes do paquímetro?

Elementos do paquímetro

  • Orelha fixa.
  • Orelha móvel.
  • Nônio ou vernier *(polegada)
  • Parafuso e trava.
  • Cursor.
  • Escala fixa.
  • Bico fixo.
  • Encosto fixo.

Quem criou o paquímetro?

Inventado por Pedro Nunes, em meio à problemática do desenvolvimen- to das grandes navegações portuguesas do século XVI, seu aperfeiçoamento por Clavius e seu desenvol- vimento por Vernier, conduziu à criação do paquímetro.

Quando foi criado o paquímetro?

O paquímetro (nome de origem grega que significa medida grossa) foi inventado após a criação do nônio ou verner. Quem inventou esse método foi o francês Pierre Viernier (1580- 1637), que nada mais é que subdividir em menores partes uma determinada divisão.

Quando surgiu a régua?

As réguas já estavam em uso no período de 1500 a.C e foram encontradas no Vale do Indo. Pesquisadores realizaram escavações em Mohenjo-Daro e encontraram um objeto dividido em unidades correspondente a 1,32 em (33,5 mm) e marcado com subdivisões decimais com uma precisão incrível, dentro de 0,005 (0,13 mm).

Qual a principal finalidade do uso da Regua graduada com encosto?

Régua de encosto interno Destinada a medições que apresentem faces internas de referência. Régua sem encosto Nesse caso, devemos subtrair do resultado o valor do ponto de referência. Destinada à medição de comprimento a partir de uma face externa, a qual é utilizada como encosto.

Para que serve a régua graduada?

Régua graduada Utiliza-se nas medições com erro admissível superior à menor graduação. Normalmente, essa graduação equivale a 0,5 mm ou 1/23 ". As mais usadas na oficina são as de 150 mm (6") e 300 mm (12").

Qual é a utilização correta de uma régua com encosto?

Régua com encosto: ela é usada apenas para medir comprimentos a partir da face externa de uma peça; – Régua de encosto interno: esse tipo de régua é usada para medições que possuam face interna como referência; – Régua de dois encostos: é uma régua graduada utilizada mais por ferreiros.

Qual é a utilidade da Régua?

Régua é um instrumento utilizado em geometria, próprio para traçar segmentos de reta e medir distâncias pequenas. Também é incorporada no desenho técnico e na Engenharia. É composta por uma lâmina de madeira, plástico ou metal e pode conter uma escala, geralmente centimétrica e milimétrica.