corrente liberal ou estado liberal: o estado deve agir como mediador dos conflitos entre diversos grupos sociais. sua função é, portanto, a de alcançar a harmonia entre os grupos rivais, preservando os interesses do bem comum.
Nesse tipo de governo, o rei está totalmente identificado com o Estado ou seja, não há diferença entre a pessoa real e o Estado que governa. ... Não há nenhuma Constituição ou lei escrita que limite o poder real e tampouco existe um parlamento regular que contrabalance o poder do monarca.
Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média. Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores.
O Estado Absolutista surgiu no processo de formação do Estado Moderno ao mesmo tempo que a burguesia se fortalecia. Durante a Idade Média, os nobres detinham mais poder que o rei. ... Durante a transição do feudalismo para o capitalismo houve a ascensão econômica da burguesia e do Mercantilismo.
Defendia que uma nação rica é aquela que mantem sua balança comercial favorável e acumula metais preciosos. Suas principais características são o balança comercial favorável, colonialismo, intervencionismo estatal, metalismo, monopólio e criação de manufaturas.
O Absolutismo Francês foi o mais expressivo fenômeno político do início da modernidade e teve como principais articuladores Richelieu e Bossuet. O Absolutismo foi um fenômeno político que caracterizou a emergência e o estabelecimento do Estado Moderno europeu entre os séculos XVI e XVIII.
Revolução Francesa - A queda da Bastilha e o fim do regime absolutista. ... Entre os séculos 15 e 18, o absolutismo foi o sistema político e social que vigorou na maior parte da Europa. Também denominado Antigo Regime, consistia na centralização do poder político nas mãos do monarca.
Luís XIV
Resposta: forma de governo onde o rei tinha poder absoluto. Ele tinha o poder legislativo, executivo e judiciário. Assim ele podia "fazer o que ele quisesse" já que ele próprio que criava as leis e todos tinham que obedece-la.
Resposta: Os grupos que apoiavam o absolutismo era o clero ( a igreja) a burguesias e os nobres. Explicação: Eles apoiavam pois eles eram beneficiados e eles eram mantidos através dos impostos e taxas pagas pela população pobre e quem não estivesse de acordo com as ordens poderia até ser morto pelos exércitos do rei.
Um monarca absoluto exerce poder político irrestrito sobre o Estado e o seu povo. No sistema político monárquico absolutista, o monarca não está sujeito a contestações ou regularizações realizadas por qualquer outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso, econômico ou eleitoral.