Os espectros dos átomos são um conjunto de linhas (ou raias) de picos de emissão ou absorção bem definidos.
Obrigado! O fóton emitido quando um átomo num estado excitado decai para um estado de menor energia não vem do núcleo do átomo e, na verdade, não existe antes que ocorra a transição atômica. A teoria básica que descreve tais processos é a Eletrodinâmica Quântica.
Um fóton surge quando ocorre a transição de um elétron de um átomo entre dois estados energias diferentes, o elétron ao passar de uma camada mais interna para uma mais externa ao receber energia, e se retornar para o estado inicial, emite a energia correspondente a essa diferença.
Quando um átomo absorve energia de uma fonte externa, alguns de seus elétrons ganham energia e são elevados a um nível de energia maior. ... Quando Isso acontece, a energia absorvida pelo elétron é liberada na forma de fóton de radiação eletromagnética, com um comprimento de onda diferente do original.
O interessante disso é que cada átomo tem uma quantidade de elétrons em níveis de energia diferente, o que altera a quantidade de energia que é absorvida e liberada, com isso, cada átomo emite uma cor de luz.
Quando um átomo recebe energia(e isso pode ser feito através do aumento de temperatura, é para isso que serve a chama) ele salta para uma órbita mais energética, e quando o fornecimento de energia é interrompido, ele volta para a órbita anterior, liberando energia na forma de ondas eletromagnéticas (luz).
A luz emitida pelos vagalumes é o resultado de uma reação química que ocorre entre duas substâncias presentes no corpo do inseto: a luciferina e o oxigênio. Este fenômeno é conhecido como bioluminescência.
O átomo é uma estrutura (composta por próton, nêutron, elétron, núcleo, níveis, subníveis e orbitais) que forma a matéria. ... Em sua constituição, o átomo apresenta partículas (prótons, nêutrons e elétrons), não sendo a menor parte da matéria.