É um desenho que representa algo por meio de linhas simples e representa isso e seus elementos utilizando símbolos gráficos, como num mapa ou um diagrama de um objeto ou máquina.
O grafismo indígena é uma forma de identificação interna dentro da sua sociedade, além de identificação étnica quando comparada às outras tribo. Algumas características deste tipo de arte são a simetria, formas simples e relacionadas à natureza, sendo, normalmente, feitas pro mulheres.
O grafismo pintado nos corpos indígenas, em seus trajes e utensílios marca a identidade de cada povo. Um determinado desenho na pintura corporal por exemplo, pode indicar a quantidade de filhos, a ocupação do índio dentro da tribo ou o cumprimento dos ritos de passagem.
Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI. Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo.
Os grafismos desenhados em cestos, têm como mito fundante o Turupere, que é a representação dos desenhos do corpo de um lagarto, sendo o seu domínio as águas, além de outros animais que habitam a floresta Amazônica. As cestarias Aparai são produzidas de tala de arumã, madei- ras, sementes, algodão, plumagem e tabocas.