O amor é um sentimento que não pode ser racionalizado. O amor em suas diversas representações, incontestavelmente é um sentimento não palpável, nem um pouco controlável. ... Porém, sublime e inerente a todo ser humano independente de quem quer que seja.
A “coisa em si” é, segundo Kant, incognoscível e não podemos conhecer mais do que os “fenômenos”, porque o que está na base desses fenômenos escapa à nossa experiencia (Anschaung): Dessa maneira, Kant considerava que o espaço, o tempo, a causalidade, as leis da natureza, não são propriedades da própria natureza, mas ...
A Metafísica de Kant vem do inexplicável pela razão humana. Como por exemplo, a origem do Universo, a existência de Deus, etc. a coisa-em-si é inacessível ao conhecimento humano, pois encontra-se além dos limites das estruturas do próprio ato cognitivo.
Kant começa pelo próprio termo esclarecimento, que «é a saída do homem de sua menoridade». O que produz tal menoridade é o próprio homem, que não consegue sair de sua condição medíocre e tomar coragem de servir-se de si mesmo sem necessitar da ajuda de alheios.
A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos.
Conhecimento a priori é o conhecimento que é justificado independentemente de (ou antes de) experiência. ... conhecimento a priori: aquele que não depende da experiência; conhecimento a posteriori: aquele que depende da experiência.
A priori (do latim, caso genitivo de prior, "de antes" ou "do anterior") e a posteriori (do latim, caso genitivo de posterior, "do seguinte", "do depois" ou "do posterior") são expressões filosóficas para distinguir dois tipos de conhecimento ou argumento.
A posteriori significa depois da experiência, com apoio nos fatos. A priori é o contrário de a posteriori. Quer dizer antes da experiência, sem apoio nos fatos.