Elevador Lacerda
A construção do empreendimento durou quatro anos. Em 8 de dezembro de 1873, Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, foi inaugurado o Elevador Hidráulico da Conceição — só em 1894 ele foi rebatizado com o nome pelo qual é conhecido até hoje.
O nome elevador Lacerda faz referência ao idealizador do projeto, o empresário e engenheiro baiano Antônio de Lacerda (1834-1885). O criador teve a ajuda do irmão, Augusto Frederico de Lacerda, - também engenheiro - para erguer a obra.
72 m
Praça Cayru
Primeiro ponto que me chamou a atenção foi o custo de R$ 0,15 por pessoa para usar o elevador, que liga a parte baixa (mercado modelo) a parte alta (onde fica o Pelourinho). É bem rápido a subida e a descida e tem uma vista linda quando chega lá em cima.
O Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, é um bairro da cidade de Salvador, no Brasil.
Custa R$0,25 por pessoa. há mais de um ano.
Existem várias formas de chegar no Pelourinho. Confira aqui todas as opções! A forma mais recomendável é pegar a Linha 2 do Metrô até à estação Acesso Norte, e de lá conectar com a Linha 1 até à estação Campo da Pólvora. Do Campo da Pólvora ao Pelourinho é cerca de 1 km a pé.
O Pelourinho, popularmente designado também como Picota, é uma coluna de pedra colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde eram punidos e expostos os criminosos. Tinham também direito a pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.
Tomé de Souza
Edificada sobre uma colina, dominando uma imensa baía em ponto estratégico da costa brasileira, teve como objetivo centralizar as ações de Portugal, na América, e facilitar as transações comerciais com a África e o Oriente. ...
O Largo do Pelourinho, em Salvador (BA), é talvez um dos locais que mais conservam a história do Brasil. No século 16, o Pelourinho era um método de punição brutal e muito utilizado pelos donos de terras na região. Os escravos eram amarrados no poste madeira e depois chicoteados aos olhos do público.
Significado de Pelourinho substantivo masculino Coluna de pedra usada para castigar, localizada num local central e público, através da qual os escravos castigados e/ou criminosos eram exibidos. [Brasil] Pelô; designação de um famoso bairro situado na cidade de Salvador, Bahia.
Definido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Pelourinho é um bairro localizado no centro histórico de Salvador. Tem esse nome porque foi ali, no centro da praça, que foi instalado um pelourinho — local em que os escravos eram castigados por seus senhores.
Elevar um povoado à vila significa dotá-lo de pelourinho, símbolo da justiça, e de câmara, órgão que acumulou durante grande período as funções político-administrativas, jurídicas, fazendárias e de polícia.
Explicação: Pelourinho: coluna de pedra ou de madeira, colocada em praça ou lugar central e público, onde eram exibidos e castigados os criminosos.
O acontecimento da destruição do Pelourinho foi liderado por Paula Duarte com o auxílio de populares e ex-escravos, “que a golpe de machadadas e de malhos no dia 1.º de novembro de 1889, portanto, catorze dias antes da Proclamação da República, destruíram esse monumento que era antes de tudo, um símbolo da opressão ...
A Casa da Câmara e Cadeia foi tradicionalmente considerada, no decorrer de quatrocentos anos da colonização portuguesa na América, a sede da administração e da justiça local. ... Tais funcionários tinham como principal função administrar a justiça.