EQST

O Que Taurodontia?

O que é Taurodontia?

A taurodontia é consequência de um distúrbio de desenvolvimento em que a bainha epitelial de Hertwig não invagina corretamente em um nível normal, repercutindo em um aumento do corpo e da câmara pulpar de um dente multiradicular, predominantemente molares permanentes, pelo deslocamento do assoalho pulpar no sentido ...

O que é Concrescência dentária?

Concrescência: Nesse tipo de união dentária, a ligação se dá através do cemento (raízes) e não há união da porção dentinária. Mais frequente em terceiros molares. Fusão: Ocorre quando os germes dentários se fundem, gerando um único dente. Na fusão, normalmente, são observados dois condutos radiculares distintos.

O que é a fusão do dente?

Na fusão dental, temos dentes que, em algum momento no período da sua formação (odontogênese), tentaram de fusionar. Por consequência disso, acontece a união de dois germes dentários adjacentes. Desse modo, encontram-se aderidos pela dentina, possuindo duas coroas e duas raízes.

O que é geminação?

Significado de Geminação União de duas peças, dois objetos.

O que é Geminacao?

1. Acto ou efeito de geminar. 2. Estado do que é duplo, disposto aos pares.

O que são anomalias dentárias?

CONCEITO: São distúrbios no desenvolvimento ou crescimento das estruturas dentárias, tendo como resultado final, um dente diferente do normal.

Quais são as fases da Odontogênese?

A odontogênese é dividida em fases: lâmina dentária, botão, capuz, campânula, formação da coroa e raiz. Nessas fases ocorrem alterações responsáveis pela proliferação, diferenciação celular, morfogênese, histogênese e maturação dos órgãos dentários.

O que o Foliculo Dentario forma?

Essa região é denominada folículo dentário, que originará os tecidos de suporte e suas células (cemento – cementoblastos e cementócitos, osso alveolar – osteoblastos e osteócitos, e ligamento periodontal – fibroblastos) – e formará o periodonto de inserção.

Como ocorre a formação do folículo dentário quais estruturas Ele originará?

O Epitélio Interno começa a se tornar mais côncavo, começando a dar forma de dente ao Órgão do Esmalte. As Células do Retículo Estrelado se afastam uma das outras, adquirindo formato de estrela. Enquanto isso acontece, o Folículo Dentário começa a ser formado.

Quais são as estruturas originadas a partir do folículo dentário?

Também se originam do folículo dentário os fibroblastos e osteoblastos, os quais formam, simultaneamente, o ligamento periodontal e o osso alveolar 14,18,26. Após a fragmentação da bainha, permanecem grupos isolados de células, denominados restos epiteliais de Malassez 15.

Em que se diferenciam as células Ectomesênquimais localizadas fora do folículo dentário?

O ectomesêquima central fica mais condensado na região central, enquanto o externo inicia a regionalizar-se esfericamente (folículo dentário). Concavidade central, rodeada de ectomesênquima condensado (organização inicial da papila dentária).

Qual parte do germe dentário é diretamente responsável pelo desenvolvimento da dentina?

O ectomesênquima subjacente ao órgão do esmalte passa a se chamar papila dentária responsável pela formação da dentina e polpa.

Qual a origem dos Odontoblastos?

Esta célula com origem na crista neural localizada na parte externa da surperficie da polpa dental, e cuja função biologica é a dentinogênese, que é o processo de criação da dentina, a estrutura que fica abaixo do esmalte dental.

Como ocorre o processo de indução recíproca?

A indução recíproca resulta na diferenciação de odontoblastos e ameloblastos Esses eventos começam nos locais correspondentes às futuras cúspides do dente e progridem sequencialmente, descendo pelas vertentes das cúspides até a região da alça cervical.

O que é epitélio reduzido do órgão do esmalte?

Na superfície externa dessa cutícula, estão as células remanescentes do órgão do esmalte, denominadas epitélio reduzido do esmalte. Essa menbrana celular na superfície dentária inclui os ameloblastos e os outros remanescentes do órgão do esmalte. Os ameloblastos formam a cutícula primária.

Como ocorre a formação do esmalte dos dentes?

Amelogênese, ou formação do esmalte, ocorre após a formação da dentina, através de células conhecidas como ameloblastos. O esmalte dentário humano recebe um incremento de aproximadamente 4 μm diários, iniciando pelo local das futuras cúspides, no terceiro ou quarto mês de gravidez.

Como ocorre a mineralização do esmalte?

A interação entre as duas proteínas acídicas da matriz do esmalte jovem, enamelina e tufelina, desencadearia, o começo da mineralização, ou seja, a formação dos característicos cristais em forma de fita.

O que a lâmina dentária vai originar?

FASE DE BOTÃO A lâmina dentária vai originar um broto de células, devido à suas numerosas mitoses. Ao redor da lâmina dentária, as células do ectomesênquima começam a se aglutinar (condensar) na região abaixo do broto. ... As células na convexidade externa do capuz formam o epitélio externo do órgão do esmalte.

Qual é o nome da célula que vai dar origem a dentina?

Odontologia. Odontoblasto é uma célula responsável pela síntese ou produção da dentina, a camada situada na parte de baixo do esmalte, sua principal função é a dentinogênese.

O que é o Ectomesenquima?

Ectomesênquima é um mesênquima derivado das células das cristas neurais que migram para a cavidade oral. Seu nome se deve ao fato de que essas células se originam do ectoderma, mas formam um tecido conjuntivo frouxo e estão localizadas no tecido derivado do mesoderma.

Qual é o fator indutor inicial da Odontogenese?

O fator indutor inicial está presente no epitélio oral primitivo que, na quinta semana de vida intrauterina (VIU), começa a proliferar invadindo o ectomesênquima, formando a lâmina dentária, a qual dará origem aos germes dentários1,2.