Eles são óleos ou gorduras de origem vegetal ou animal, e sua obtenção vem da reação entre um ácido graxo e o glicerol. Triglicerídeos, também denominados triglicérides ou triésteres, são assim chamados, pois possuem em sua fórmula estrutural três grupos da função orgânica éster (R_COO_R).
Triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Mas se você tem um nível alto no sangue, isso pode aumentar o risco de uma doença cardíaca e outros problemas de saúde.
Podemos encontrar os triglicerídeos em vários alimentos, especialmente os ricos em carboidratos, porém a maior quantidade encontra-se no sangue e o principal órgão responsável pela produção, é o fígado. Os triglicerídeos podem ser encontrados na corrente sanguínea de forma livre ou através do colesterol, o VLDL.
Quanto maior o nível de triglicerídeos no sangue, maior a probabilidade de o paciente desencadear doenças como: pancreatite (inflamação do pâncreas), esteatose hepática (gordura no fígado), aterosclerose (placas de gordura nos vasos sanguíneos) e até mesmo derrame cerebral (AVC).