substantivo feminino Teoria que fundamenta os direitos profissionais; estudo dos deveres do médico que estão regulamentados num tratado ou código. Etimologia (origem da palavra diceologia).
De uma forma resumida, podemos dizer que os códigos deontológicos são fundamentais no mundo do trabalho, nas empresas e nas instituições, em parte por determinarem quais os limites éticos no exercício de funções profissionais, isto é, aquilo que é tido como aceitável ou não.
Código de conduta organizacional, também conhecido usualmente como código de ética, serve para definir padrões de comportamento, procedimentos, além de estabelecer maneiras de atuação dos funcionários dentro e fora da companhia.
A nosso ver o foco da atenção da enfermagem é o ser humano, com suas necessidades bio-psico-sócio-espirituais e a função precípua do enfermeiro é o cuidado de enfermagem, cujo objetivo centra-se na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na recuperação e reabilitação da saúde.
Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanida- de, ajudando pessoas a encontrar significados na do- ença, sofrimento e dor, bem como, na existência.