A ânfora (ou amphora, em grego) era um recipiente feito em barro, longilíneo, com bojo e com duas asas, com um fundo em forma de cone ou pontiagudo. ... As ânforas, com formas harmoniosas, podiam ser simples ou mais ou menos ornamentadas, chegando algumas a ser verdadeiras obras de arte.
O vaso chamado de ânfora media entre 80 cm e 1,5 m de altura e era utilizado para o transporte e armazenamento de vinho e comida. A palavra grega "ânfora" significa "com duas alças", e a ânfora era um vaso de duas alças para facilitar o transporte.
Na União Europeia, o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas, ou de mostos. ... A fermentação das uvas é feita por vários tipos de leveduras que consomem os açúcares presentes nas uvas transformando-os em álcool.
Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda" (Gênesis 9:20). ... Obviamente, o próprio texto responde que esse vinho tinha teor alcoólico, já que levou Noé à embriaguez. No Antigo Testamento não temos uma proibição de beber vinho em todos os casos.
O gosto romano O vinho provavelmente era produzido de uvas de colheita tardia já levemente congeladas. Também supõe-se que era deixado “madeirizar”, envelhecendo entre 15 e 20 anos em ânforas antes de ser bebido. A oxidação lhe dava uma cor âmbar próxima do marrom escuro.
A Espanha é a líder mundial em venda de vinho, com 22,1 milhões de hectolitros no ano passado (segundo o Observatório Espanhol dos Mercados do Vinho, foram 22,8 milhões de hectolitros). O país é seguido de perto pela Itália (21,4 milhões), França (15,4) e, a maior distância, Chile (9,8) e Austrália (8).
Os países onde se produz o melhor vinho do mundo
França
De todo o Novo Mundo, o Chile é, certamente, o mais respeitado produtor de vinho. As videiras foram introduzidas durante a colonização espanhola e se desenvolveram muito bem na região. Ele está hoje entre os maiores produtores e exportadores de vinho no mundo todo, e seus vinicultores são premiados com frequência.
Argentina
Os maiores produtores de uvas de mesa são a China, a Turquia e a Itália, estes três e outros países do hemisfério norte representam quase 70% da produção de uvas de mesa.
estado do Rio Grande do Sul
A maior parte da produção de vinho no Brasil está concentrada no sul do país, longe do equador, no estado do Rio Grande do Sul, que fica próximo ao Uruguai e à Argentina. Nessa área, muitos dos vinhedos também estão localizados em locais mais frios, altos e montanhosos, uma grande parte na região da Serra Gaúcha.
Atualmente, os maiores produtores da fruta no Brasil são: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia.
Brasil. No Brasil o cultivo da videira começou em 1535, na Capitania de São Vicente trazida pelos portugueses. A imigração italiana em São Paulo e na Região Sul do Brasil no final do século XIX deu um grande impulso à cultura. ... A uva é uma das frutas mais exportadas e também uma das mais importadas pelo Brasil.
Entende-se por vinha (quando é encontrado em grandes extensões é chamado de vinhedo) a plantação de videiras para produção de vinho ou uvas de mesa e passas.
O sistema mais utilizado para produção de uvas para vinhos finos é a espaldeira. Nesse caso, a videira é conduzida na vertical, em armações formadas por postes, com dois ou mais fios de arame, numa estrutura de uma cerca.