Resposta. Massas de ar são volumes de ar que alteram a atmosfera. Esses elementos atmosféricos são formados na superfície de oceanos, desertos e florestas em geral. Como têm características próprias referentes à umidade e temperatura, influenciam diretamente no tempo e no clima de uma região.
A massa equatorial continental (mEc) é uma massa de ar de aspecto quente e úmido que é originada na região central do estado brasileiro do Amazonas.
Sua atuação fica mais concentrada na região Norte do Brasil. Principais características dessa massa de ar e influências no clima brasileiro: - É uma massa de ar úmida e quente, pois sua origem é numa região equatorial e úmida (floresta amazônica). - Tem como origem uma zona de baixa pressão, que é a Floresta Amazônica.
As principais massas de ar que influenciam o clima brasileiro são: Massa Equatorial Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Tropical continental e Massa polar Atlântica.
O clima mediterrânico ou clima de verão seco é um tipo de clima caracterizado por invernos chuvosos e verões secos. O nome desse tipo climático é oriundo da Bacia do Mediterrâneo.
Conheça os 7 fatores que mais influenciam no clima organizacional