As feridas causadas pelos meios (agentes) mecânicos são: incisas, punctórias, contusas, pérfuro-incisas, corto-contusas (foice, acão, dentada, unhas) e pérfuro-contusas. As lesões causadas pelo esforço são: rupturas de músculos, entorses, luxações, hérnia, aneurisma, enfisema, rupturas de estômago, intestino etc.
Instrumento contundente é todo agente mecânico que atuando por violentamente por pressão, explosão, flexão, torção, sucção, percussão, distensão, compressão, descompressão, arrastamento, deslizamento, contragolpe, ou de forma mista, traumatiza o organismo.
quantidade de energia física, química, biológica ou mista chamada, genericamente, de trauma. agentes físicos, químicos, biológicos e mistos que transmitem essa energia. assim, são denominados, agentes vulnerantes, transmissores de energia vulnerante.
A cauda de escoriação é uma característica das feridas incisas e indica a direção da saída do instrumento responsável pela lesão. Habitualmente, as feridas contusas apresentam bordas regulares que raramente se apresentam com áreas equimosadas e escoriadas.
Em resumo, equimoses são derrames sanguíneos nos quais o sangue extravasado se infiltra e coagula nas malhas dos tecidos do corpo. As equimoses podem ser superficiais ou profundas.
Qual é o significado do sinal de Lichtenberg? Tatuagem identificadora de determinados grupos criminosos, em presídios. Figura formada pela impregnação cutânea dos resíduos de projétil de arma de fogo, em disparos a média distância.
O sinal do funil (Bonnet) indica o sentido do trajeto, sempre do menor orifício para o maior, independentemente de estar entrando ou saindo do crânio. No caso, saindo, pois o orifício se apresenta maior na tábua externa do crânio. Sinal de Bonnet: indica o sentido do projetil de arma de fogo no osso, no caso, entrada.
substantivo feminino Ato ou efeito de lesar, de prejudicar; dano, prejuízo, ofensa. [Medicina] Perturbação causada ao tecido de um órgão; ferida, contusão, inflamação, tumor etc.: estado agravado por lesões internas.
A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.
5. CAUSAS DAS LESÕES LESÕES # CAUSAS: -Exógenas: agentes físicos, químicos, biológicos, desvio de nutrição; -Endógenas: padrões genéticos, resposta imunitária, fatores emocionais. 6. EXÓGENAS OU EXTRÍNSECAS Agentes físicos: Temperatura; eletricidade, radiações, sons, gravidade e pressão.
Ou seja, pode ser uma pancada, uma batida ou uma lesão por um movimento brusco ou por desaceleração do movimento. As lesões podem ser divididas, ainda, em dois grandes grupos: traumáticas ou por sobrecarga. “As lesões traumáticas ocorrem devido a um acidente, como quedas, torções ou pancadas (trauma direto).
Essa lesão ortopédica ocorre quando dois ossos que são unidos por uma articulação se separam. Ela pode ocorrer depois de algum trauma, queda, fratura ou até mesmo doenças crônicas. O tratamento é feito com a recolocação do osso em seu devido lugar, após isso é necessário repouso e imobilização da parte afetada.
As lesões mais comuns no esporte
Quais os fatores de risco para lesões musculares?
No entanto, a falta de um condicionamento adequado e a prática equivocada de determinados exercícios estão entre as causas mais comuns de lesões. Entre elas, as entorses ou torções no joelho e tornozelo, com consequente comprometimento de tendões e ligamentos dessas articulações, são as mais frequentes.
O QUE SÃO LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS (ME) São lesões que afetam os músculos, ossos, ligamentos, meniscos, cápsulas articulares e outras, esqueleto axial, coluna vertebral e os membros superiores e inferiores. Secundariamente a estas poderá haver lesão dos nervos e vasos sanguíneos que atravessam a área ME envolvida.
Resposta. O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.
Fatores que influenciam no aquecimento Variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser, ou seja, mais longo. Quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser seu aquecimento.
O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.
Então você faz o aquecimento para avisar o sistema nervoso que o corpo vai entrar em exercício para evitar as lesões, alguma lesão ou luxação muscular.” O aquecimento é muito simples de ser realizado. Uma simples caminhada ou poucas pedaladas na bicicleta já são suficientes para ajudar a prevenir o corpo de lesões.
O aquecimento e o alongamento apresentam inúmeros benefícios como melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da performance na prática de esportes, alívio da dor em algumas doenças ou mesmo na prevenção de lesões.