Fungos Dimorficos Os fungos dimórficos podem apresentar duas formas (figura 5): LEVEDURA - (forma parasitária ou patogênica). Essa forma é usualmente encontrada em tecidos, exudatos, ou se cultivados em uma incubadora a 37 graus C. MICÉLIO - (forma saprófita).
O dimorfismo sexual refere-se às diferenças entre machos e fêmeas que não envolvem os órgãos sexuais. Ao estudar os animais, frequentemente nos deparamos com espécies em que o macho e a fêmea são bastante parecidos.
Macroscopicamente, os fungos podem ser divididos em dois grandes grupos: os bolores, que apresentam uma colônia filamentosa, e as leveduras, que apresentam em geral, uma colônia cremosa. São importantes no estudo macroscópico, o tipo de colônia, verso e reverso, velocidade de crescimento, formação de pigmentos, etc.
Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado. Atualmente há cerca de 100 mil espécies de fungos conhecidas.
Resposta: Pode-se dizer que alguns tipos de medicamentos que são feitos a partir de fungos são a penicilina (função renal e hemograma), vancomicina (infecções bacterianas) e eritromicina (tratamento de gonorréia, reumatismo, difteria), cefalosporina, ergotamina, ciclosporina e lodamina.
O fungo identificado como Penicillium deu o nome ao antibiótico penicilina. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Apesar de ser descoberta em 1928, a penicilina só foi usada em humanos em 1940.