As despesas ordinárias, dizem respeito aos gastos rotineiros e necessários a manutenção do condomínio. Atenção: É fundamental que haja elaboração de uma previsão orçamentária, projetando os gastos necessários ao longo do ano.
ordinárias : São aquelas de responsabilidade do locatário, tais como, manutenção mensal do condomínio, exemplo, pagamento de conta de luz, àgua, salários, férias, 13º salário, pequenos reparos de manutenção, entre outros.
São despesas relativas à manutenção de coisas comuns, necessárias à rotina do condomínio e à sua administração. Algumas são mensais e outras anuais, mas que podem ser divididas em parcelas ao longo do ano se a maioria assim preferir e decidir em assembleia.
São de responsabilidade do inquilino todas as despesas ordinárias do condomínio, ou seja, de manutenção, como: Salários e encargos trabalhistas dos funcionários; Limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum; ... Seguro condominial.
Como contabilizar a taxa de condomínio? Existem dois regimes para contabilizar a taxa de condomínio: o regime de caixa e o regime de competência. No regime de caixa os lançamentos devem ser efetuados quando o condomínio receber as taxas e realizar os pagamentos.
De maneira geral, a natureza do fundo de reserva é preventiva e ele deve ser usado para custear despesas extraordinárias (como consertar um rompimento de tubulação) e, a longo prazo, obras de valor mais elevado (como investimentos na troca do elevador).
Para fazer a contabilidade da sua loja, você precisa conhecer as despesas e receitas do negócio, ou seja, saber quanto recebe e quanto é gasto. Para isso, é preciso registrar todos os comprovantes de compra e venda, como notas fiscais e extratos bancários.
Como fazer a contabilidade de uma pequena empresa?
Como controlar melhor as contas da sua empresa?