Hirtz (1986), define as capacidades coordenativas como uma classe das capacidades motoras que em conjunto com as capacidades condicionais e as habilidades motoras, permitem retirar rendimento do corpo, e que são determinadas na sua essência através de processos de condução nervosa.
De Rose e Tricoli (2005) enfatizam sete capacidades coordenativas ou psicomotoras importantes ao basquetebol: percepção espaço-temporal, seleção imagem-campo, coordenação multimembros, coordenação óculo-manual, destreza manual, estabilidade braço- mão e precisão.
Entenda as posições do basquete
Quanto à natureza, as habilidades motoras podem ser classificadas em - habilidade motora discreta - que tem início e o ponto final, definidos (como arremessar uma bola em direção à cesta, parado); as - habilidades motoras seriadas - que consistem na integração de várias habilidades motoras discretas (como correr e ...
O basquete exige um conjunto de capacidades físicas reunidas em cada jogador, como a força, a velocidade e agilidade. Por isso, além da preparação física deve-se ter atenção na alimentação, pois esta irá contribuir no fornecimento de energia e também na agregação de proteínas para o crescimento da fibra muscular.
As capacidades Físicas podem ser definidas como todo o atributo “treinável” num organismo, ou seja, passiveis de adaptações. ... As capacidades físicas são: Força: É a capacidade física que permite que um músculo, ou grupo de músculos, produza tensão e vença uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar.
3. DISCUSSÃO. De acordo com o objetivo do presente estudo a literatura aponta que as capacidades físicas trabalhadas por meio do LPO são força, velocidade e potência.
Olá, as capacidades físicas do beisebol são: forças no braço e mãos (Principalmente arremesador e batedor ) , força psicológica ( Principalmente na hora de rebater ) , frieza, saber aproveitar a insegurança do adversário, ter uma excelente visão( para conseguir acompanhar a bola ) e ter um ótimo condicionamento físico ...
Os principais equipamentos do beisebol são:
As principais habilidades a serem desenvolvidas no basquete são a velocidade, equilíbrio, força, agilidade, flexibilidade, coordenação e condicionamento físico.
Caracterizado por esforços intensos de curta duração, seguidos por pausas e/ou movimentos menos intensos que permitem a recuperação, o voleibol exige de seus praticantes qualidades motrizes como força, velocidade, flexibilidade e resistência aeróbia (SUVOROV; GRISHIN, 1998).
Para sua pratica são essenciais certas habilidades físicas, uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Ciência do Esporte aponta as principais qualidades físicas necessárias para a prática do handebol são elas: força, potência, resistência, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação, destreza e equilíbrio ...
As capacidades físicas relacionadas a pratica do futsal são: Flexibilidade; Força e potencia; Resistência; Coordenação; Agilidade; Velocidade. Flexibilidade é a capacidade física que permitirá aos praticantes de futsal uma maior amplitude possível de um movimento articular.
As atletas de voleibol se apresentam melhor condicionadas fisicamente, com resultados mais positivos aos testes de aptidão física (agilidade, força de resistência e explosiva), com exceção para a capacidade aeróbia, onde as atletas de handebol possuem maiores índices.
São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade. (MARQUES & OLIVEIRA, 2001). A capacidade física ou motora, na perspectiva desse trabalho, considera que o desenvolvimento das referidas capacidades está intrinsecamente relacionado ao processo de crescimento e desenvolvimento.
Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção....Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.
- Força Explosiva da musculatura dos membros inferiores, para obter boa impulsão e, nos levantamentos, executá-lo com maior alcance. - Força nos músculos das mãos e dos dedos, a fim de suportar o impacto da bola, por ocasião da defesa e recepção do saque "Viagem".
O Ponteiro é um especialista em ataque, principalmente na posição 4 (entrada de rede) da zona de ataque, e também compõe a linha de “Bloqueio” junto com o Central. O Líbero é um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa.
A Resistência Muscular Localizada é valência essencial para que o atleta suporte a natureza repetitiva - peculiar - do treinamento de todos os fundamentos da técnica individual.
O bloqueio pode ser: Defensivo: Quando o objetivo é fazer com que a bola toque no bloqueador e o jogo tenha prosseguimento. Normalmente é realizado quando o bloqueador tem um alcance menor do que o atacante. Ofensivo: Quando o objetivo é finalizar o ponto diretamente.
O bloqueio pode ser feito por:
Resposta. Pois tem como objetivo de fazer com que a bola toque no bloqueador é o jogo tenha prosseguimento, ou seja, é realizado quando o bloqueador tem um alcance menor do que o atacante.
As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.
os da defesa ,das laterais,os atacantes, os da direita ou os dos fundo
Posições relativas entre os jogadores: cada jogador da linha de trás deve estar posicionado mais afastado da linha central do que o jogador da linha correspondente; os jogadores da linha de frente e os jogadores da linha de trás, respectivamente, devem estar posicionados lateralmente na ordem indicada na Regra As ...