O sistema extrapiramidal é formado pelo tálamo, cerebelo e gânglios da base. Estas estruturas, através de suas conexões, estão envolvidas em vários processos, inclusive a modulação do controle motor. A disfunção de estruturas do sistema extrapiramidal associa-se a transtornos dos movimentos.
As vias piramidais consistem em um único trato, originado no encéfalo, que se divide em dois tratos separados na medula espinhal: o trato corticoespinhal lateral e o trato corticoespinhal anterior.
Uma via neural é um feixe de axônios que conecta dois ou mais neurônios diferentes, facilitando a comunicação entre eles. Tratos são vias que estão localizadas no cérebro e na medula espinhal (sistema nervoso central).
Tracto: feixe de fibras nervosas com aproximadamente a mesma origem, mesma função e mesmo destino. As fibras podem ser mielínicas ou amielínicas. Fascículo: usualmente o termo se refere a um tracto mais compacto. Lemnisco: feixe em forma de fita.
Na parte caudal do bulbo, as fibras deste trato cruzam obliquamente o plano mediano e constituem a decussação das pirâmides. É devido à decussação das pirâmides que o hemisfério cerebral direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério cerebral esquerdo controla o lado direito.
O mesencéfalo é responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. Ponte: Situa-se entre o bulbo e o mesencéfalo. ... A ponte participa de algumas atividades do bulbo.
O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial. Veja a seguir cada um separadamente.
O tronco cerebral é o centro anatómico do encéfalo. É formado pelo bolbo raquideano, a protuberância ou ponte e pelo mesencéfalo . Através do tronco cerebral passam todas as vias sensoriais, exceto a via olfativa e a via óptica e nele se encontram os núcleos das referidas vias cada um com o seu próprio papel funcional.
Nele também ficam a maioria dos núcleos dos nervos cranianos e, através dos tratos neurais, ele facilita a comunicação entre cérebro, medula espinhal e cerebelo. O tronco encefálico é formado por três partes: bulbo, ponte (protuberância) e mesencéfalo.
O nosso sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo está localizado no interior da caixa craniana, sendo chamado erroneamente de cérebro. ... - Cérebro: O cérebro é formado a partir do telencéfalo e constitui a parte mais desenvolvida do encéfalo.
O sistema nervoso central é a parte do sistema nervoso que garante a recepção e a interpretação dos estímulos, podendo ser considerado o centro de processamento de informações do nosso corpo. Os constituintes do sistema nervoso central são a medula espinhal e o encéfalo.
O Sistema Nervoso Central (SNC) é responsável por receber e transmitir informações para todo o organismo. Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal; ... Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo.
O sistema nervoso apresenta subdivisões anatômicas, a saber: o sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo e medula espinhal, e o sistema nervoso periférico (SNP), composto pelos nervos, e gânglios nervosos (pequenos aglomerados de células nervosas). ...
O sistema nervoso autônomo (SNA), também conhecido como sistema nervoso vegetativo na literatura mais antiga, é a porção do sistema nervoso central (SNC) que controla a maioria das funções viscerais do organismo, considerado como parte do sistema motor.