Escala de ampliação: Uma escala de 2:1 (lê-se dois para um), sendo o numerador igual a 2 a medida do desenho e o denominador 1 a medida real do objeto, podemos concluir que a cada 2 unidades no desenho equivale a 1 unidade do objeto real, ou seja, o tamanho do desenho foi ampliado duas vezes do tamanho real do objeto ...
As escalas de ampliação mais utilizadas são: 2:1, 3:1, 4:1, 5:1, 10:1, 20:1, etc... Resumindo: Para se trabalhar com esta escala, basta multiplicar o valor da medida indicada no desenho do objeto, pelo valor numérico da escala .
Escala de Redução Consiste em representar as dimensões da peça no desenho em valores menores, que suas medidas, de tal modo que o desenho se torne menor que o objeto representado, cabendo totalmente dentro dos padrões do papel. As escalas de redução mais comumente usadas são: 1:50 –1:75 –1:100 –1:200.
No modo inverso, basta subtrair 273 da escala em Kelvin e poderá obter o valor em graus Celsius. TK = TC + 273, onde TK é temperatura em Kelvin e TC é temperatura em graus Celsius....Tabela de conversão de temperaturas em graus Celsius e Kelvin.
As escalas termométricas utilizadas para aferir a temperatura de um corpo são Celsius, Fahrenheit e Kelvin, sendo a última a mais utilizada em pesquisas científicas.
Escala Celsius
Escala Kelvin Essa escala foi desenvolvida com base na mínima temperatura existente possível, o zero absoluto, que corresponde a aproximadamente – 273 °C. Para o zero absoluto, Kelvin atribuiu o valor zero (0K), de modo que o ponto de fusão da água ficou como 273 K e o ponto de ebulição ficou como 373K.
As principais escalas termométricas são Kelvin (K), Celsius (°C) e Fahrenheit (°F). A escala Celsius é a mais utilizada e se relaciona com as outras através das funções: F = (9C)/5 + 32 e K = C + 273 . Há uma temperatura na qual a soma dos valores numéricos que a representam, nas escalas Celsius e Kelvin, vale 317.
Termologia é o estudo científico dos fenômenos relacionados ao calor e à temperatura, como transferência de calor, equilíbrio térmico, transformações sofridas por gases, mudanças de estado físico, etc.
A termologia significa por definição o ramo da física que estuda o calor. ... O desenvolvimento desse tipo de estudo é bastante importante para que haja o funcionamento adequado de praticamente todas as máquinas, pois todas elas (elétricas) têm o chamado efeito Joule, que é a dissipação de energia em forma de calor .