Conceito e classificação. Adenomiose é doença uterina caracterizada pela presença de tecido endometrial funcionante – estroma e glândulas, difusamente distribuída na intimidade do miométrio, que é a mais comum; ou aglomerada, que é o adenomioma.
A hemorragia intracerebral parenquimatosa espontânea (HiP), que se caracteriza pelo sangramento não traumático do parênquima cerebral, continua a ser uma causa significativa de morbidade e mortalidade em todo o mundo, sendo a segunda maior causa de acidente vascular cerebral (AVC) após os eventos isquêmicos.
As lacerações pulmonares representam lesões parenquimatosas associadas à ruptura das paredes alveolares, sendo, em geral, circundadas por áreas de hemorragia alveolar, e se caracterizam pela presença de ar, líquido ou ambos no interior da lesão(11).
Os padrões ultrassonográficos geralmente descritos na IRC são: a) aumento da ecogenicidade cortical, que é considerado critério diagnóstico marcador de nefropatia parenquimatosa, e este se dá por edema intersticial ou fibrose; b) diminuição do tamanho renal; c) perda da diferenciação parenquimossinusal(3-6).
Os rins são retroperitoneais, ficando sobre o músculo psoas. Eles têm diâmetro longitudinal de 9 a 13 cm, e espessura do parênquima > 1cm. Ao ultrassom, o parênquima renal é periférico e hipoecogênico, contendo o córtex e as pirâmides.
Rins tópicos, de dimensões normais e contornos bocelados, apresentando acentuada dilatação calicinal bilateral, com afilamento da cortical, principalmente à direita onde se caracteriza conteúdo espesso formando nível líquido-líquido no cálice médio.
Cada rim tem a forma de um grande grão de feijão, medindo em um adulto de 10 a 13 cm, com peso aproximado de 120 a 180g. Os rins estão envolvidos por uma fina membrana, a chamada cápsula renal.
O inchaço dos rins acontece principalmente pela obstrução no ureter que pode acontecer devido à presença de tumores, pedra nos rins, hiperplasia prostática benigna ou ser devido a malformações do sistema urinário, passando a ser denominada hidronefrose congênita.
Como diagnosticar o cálculo renal?