Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal.
O índice de massa corporal, conhecido como IMC, é uma técnica utilizada para verificar o estado nutricional e observar se a pessoa está dentro dos padrões de normalidade com relação ao seu peso e estatura.
A fórmula utilizada para o cálculo é: IMC = Peso ÷ Altura x Altura, e a sua unidade de medida é kg/m².
A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário.
Existem algumas opções para saber o que evitar e o que pode ser consumido para diminuir o percentual de gordura....Dentre as opções desse grupo, é possível escolher:
Em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.
Para emagrecer sem engordar de novo, é aconselhado perder entre 0,5 a 1 kg por semana, o que significa emagrecer 2 a 4 kg por mês. Assim, se tiver que emagrecer 8 kg, por exemplo, são necessários, no mínimo, 2 meses de dieta e atividade física orientada para emagrecer de forma saudável.
O ideal é realizar uma redução energética de até 500 kcal, no máximo 750 kcal. Assim você reduz a gordura corporal em torno de 800g à 1,2kg por semana, evitando a redução de massa muscular.
Dependendo da quantidade de gordura corporal você precisa perder, comprometa pelo menos 3 meses de dedicação a causa e terá resultados. Para incentivar e motivar o projeto saudável, tire fotos e faça a pesagem do antes e depois e acompanhe de perto o consumo de calorias e das atividades físicas.
Uma pesquisa recente aponta que pessoas que mastigam cerca de 40 vezes comem até 12% menos comida do que os mastigam apenas 15 vezes. A mastigação fornece ao cérebro a informação de que o corpo está satisfeito e ainda ajuda a baixar níveis de hormônios no organismo que colaboram para a sensação de fome.
Fazer mudanças na alimentação, focar nos exercícios certos e até deixar sua rotina mais zen vão ajudar a incinerar pneuzinhos
Chás que aceleram o metabolismo
Um corpo com metabolismo mais lento, como o próprio nome sugere, demora mais para digerir os alimentos, absorver os nutrientes e transformar em energia.
Os sintomas do metabolismo lento podem apresentar sinais como ganho de peso, fadiga e dificuldade em realizar tarefas simples. Outras mudanças físicas são pele seca, queda de cabelo e unhas quebradiças. Outros fatores que podem influenciar a ação do metabolismo são questões hormonais ligadas à tireóide.
Pessoas com metabolismo acelerado apresentam um maior gasto de energia, e por esse motivo, têm uma maior tendência para perder de peso. O contrário se passa com as pessoas com metabolismo lento, que por necessitarem de menos energia, tendem a acumulá-la, o que consequentemente leva a um aumento de peso.
Levemente ativo = 1.
Em geral, quem tem o metabolismo lento demora mais tempo para transformar as calorias em energia e, por conta disso, ganham peso mais facilmente. O metabolismo acelerado, por sua vez, faz com que a pessoa queime as calorias mais rapidamente, concentrando menos gorduras, de forma que fica mais difícil ganhar peso.
Conheça a seguir 10 alimentos que aceleram o metabolismo.