Cisto de utrículo prostático é uma estrutura remanescente do ducto mülleriano, resultado da regressão incompleta destas estruturas durante o desenvolvimento embrionário.
Localizado no osso temporal, o aparelho vestibular é constituído por três canais semicirculares e dois órgãos otolíticos e relaciona-se à função de equilíbrio do organismo.
Significado de Vestíbulo Espaço entre a rua e a entrada de um edifício. [Anatomia] Cavidade do ouvido interno, ligada ao ouvido médio pelas janelas redonda e oval, e que se prolonga pelo caracol, conduzindo aos canais semicirculares. (Contém duas cavidades: o utrículo e o sáculo.).
Atividades vestibulares incluem qualquer movimento que envolve a movimentação da cabeça em relação ao espaço. Para ativar o sistema vestibular precisamos utilizar atividades de aceleração/desaceleração, ou movimentos que possibilitam a criança experimentar planos diferentes como rotatórios, diagonais, etc.
O estímulo vestibular é oferecido através do uso de cama elástica, plataforma móvel com balanceio rítmico, atividades de girar e rodar e também variando as posições das crianças na plataforma. De forma gradual, madura e organizada, estes estímulos podem resultar em novas aprendizagens e comportamentos.
Proprioceptivo: É o sistema sensorial que permite ao indivíduo perceber a localização, posição e orientação do corpo no espaço, reconhecer a força exercida pelos músculos e o movimento das articulações sem utilizar a visão.
A propriocepção acontece porque existem os proprioceptores que são células que se encontram nos músculos, tendões e articulações e que enviam as informações ao Sistema Nervoso Central que irá organizar a parte do corpo, mantendo a posição sua correta, parado ou em movimento.
O sistema vestibular detecta a posição e o movimento da cabeça no espaço pela integração das informações dos receptores periféricos localizados no ouvido interno. As células sensórias do labirinto posterior transformam energia mecânica que resulta dos movimentos ciliares em sinal biológico.
Dessa forma, alterações, em algum ponto desse sistema, podem levar ao comprometimento do equilíbrio corporal, isto é: tontura rotatória (vertigem) ou não rotatória, náuseas, alterações da marcha, risco de queda, dificuldade para fixação dos olhos.
A propriocepção do joelho, do quadril e do tornozelo foi avaliada por meio do teste de reprodução do ângulo articular (KASTEN et al., 2009). Para avaliação no tornozelo, o sujeito foi posicionado sentado em uma maca que permitia que os pés ficassem suspensos. Seus olhos foram vendados.
Os proprioceptores detectam a posição estática das articulações do cotovelo, o peso da carga e a variação do comprimento das fibras musculares em atividade.
Os proprioceptores são órgãos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos. Eles recebem e transportam para o sistema nervoso central informações sobre tensões, pressões ou distensões nas variadas partes do corpo, para que o cérebro decida como reagir e manter o equilíbrio.
Os proprioceptores são receptores encontrados mais internamente na musculatura, aponeuroses, tendões, ligamentos, articulações e no labirinto, apresentando função reflexa locomotora e postural. Podem produzir impulsos conscientes ou inconscientes.
Alguns tipos de exercícios proprioceptivos encontrados na literatura são os exercícios de equilíbrio, exercícios com apoio unipodal, com ou sem auxílio da visão, exercícios em base instável, exercícios de deslocamento, exercícios que estimulam a mudança de direção e exercícios que estimulam gestos esportivos.
Os exercícios de propriocepção ajudam na recuperação de lesões na articulação ou ligamentos do joelho porque obrigam o corpo a adaptar-se à lesão evitando que se esforce muito o local afetado nas atividades diárias, como correr, caminhar ou subir escadas, por exemplo.
A palavra “equilíbrio” resume a conduta ideal para o ganho de qualidade de vida. Nesse processo, a autopercepção da posição estática e dinâmica do corpo – conhecida como propriocepção – previne lesões e protege articulações.
Propriocepção é a capacidade do individuo de identificar e perceber seus movimentos articulares no espaço. Permite a percepção da extensão e direção dos movimentos, assim como a sensação de peso. Esses mecanismos nem sempre são reconhecidos de forma consciente.
Como Esvaziar o Disco de Equilíbrio Corretamente - Insira apenas o bico metálico na diagonal completamente e pressione o Disco Inflável até que o ar saia completamente.
Atividades para promover o controle do equilíbrio incluem fazer a pessoa permanecer nas posturas sentada, semi ajoelhada ou em pé, sobre uma superfície firme, podendo:
Analgesia. São diversas as modalidades que visam diminuir a dor e controlar o processo inflamatório (ultrassom, TENS, infra-vermelho, gelo, calor,...).