verbo transitivo direto Comparar as medidas com seus padrões específicos: aferir a pressão. Verificar, por comparação com um padrão, a exatidão das indicações de um instrumento; estabelecer a graduação de um instrumento: aferir uma balança. Assinalar com um sinal; marcar: aferir a quilometragem do veículo.
1. Cotejar medidas e pesos com o padrão oficial e carimbá-los, quando legais. 2. [Figurado] Comparar; apreciar.
Avaliar, aferir, verificar ou medir pressão arterial? Medir, segundo o dicionário, significa “determinar ou avaliar a extensão, a altura ou a grandeza, comparando-a com uma grandeza definida”. Medir é sinônimo de aferir. Aferir, por sua vez, significa “comparar as medidas com seus padrões específicos.
O instrumento utilizado para medir a pressão arterial é o esfigmomanômetro, e os tipos mais usados são os de coluna de mercúrio e o ponteiro (aneróide), possuindo ambos um manguito inflável que é colocada em torno do braço do paciente.
Quando você mede sua pressão sanguínea, está escrito assim: 120 / 80 mmHg, que é dito 120' acima de 80′. O primeiro número é a pressão sistólica, quando o coração empurra o sangue ao redor do corpo. A segunda é a pressão diastólica, quando seu coração relaxa.
O primeiro número significa a pressão sistólica e o seguinte, a diastólica. Quando esses números superam 140/90 mmHg, significa que o paciente sofre de hipertensão e necessita de cuidados médicos. O aparelho mais usado para medir a pressão arterial é o esfigmomanômetro. É aquele que o seu médico usa.
O SIS indica a pressão sistólica (menor valor), o DIA indica a pressão diastólica (maior valor) e a indicação PUL indica a pulsação do paciente. O SIS indica a pressão sistólica, o DIA indica a pressão diastólica e a indicação PUL indica a pulsação do paciente.
Como medir a pulsação
Para utilizar o recurso, é necessário estar sentado, cobrir o sensor de impressões digitais com o dedo indicador e erguer o braço junto com o smartphone até a altura do coração. Desta forma, em apenas alguns segundos, a sua pressão arterial é descoberta.
- Coloque a braçadeira ao redor do braço do paciente (de preferência o esquerdo), ficando a mesma cerca de 2 cm acima da fossa cubital (dobra do braço). - Palpe a artéria braquial logo abaixo da fossa cubital e ponha o diafragma do estetoscópio em cima desta.
Como usar
Eles se dividem, basicamente, em dois tipos: de braço e de pulso. Os monitores de pressão de pulso têm a vantagem de ser menor e, portanto, mais portátil, ideal para quem precisa levá-lo na mala, na bolsa ou na mochila. Além disso, ele costuma ser mais barato do que os aparelhos de braço.
Melhores Medidores de Pressão de 2021
Os melhores aparelhos de pressão arterial de 2020