O que significa a palavra hipoteca? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Consiste em colocar um imóvel como garantia para conseguir um empréstimo com juros baixos e prazos longos. No Brasil, nos últimos anos, a maioria dos bancos deixaram de trabalhar com hipoteca.
Como é feito uma hipoteca?
Para hipotecar um imóvel, você precisa oferecer o seu imóvel como garantia para uma instituição financeira em um financiamento ou então em um empréstimo. É preciso registrar a hipoteca no Cartório de Registro de Imóveis no qual a propriedade em questão está matriculada.
O que é a hipoteca que os americanos pagam?
Nesse país, é muito comum as pessoas usarem os imóveis como garantia de pagamento. A maioria dos norte americanos usam esse crédito para comprar o primeiro imóvel. Quando eles quitam a dívida inicial, podem realizar uma segunda hipoteca, ou seja, usam novamente a casa para realizar outro empréstimo.
Quando um imóvel é hipotecado?
Imóvel hipotecado é aquele que foi oferecido como garantia de pagamento de empréstimo ou de refinanciamento. Embora ele esteja alienado em contrato, ele ainda pode ser negociado pelo devedor, desde que o novo comprador arque com o ônus da compra.
Por que os americanos fazem hipoteca?
Os americanos, por exemplo, financiam suas propriedades com empréstimos em longo prazo, entre 15 a 30 anos. Assim, as parcelas são menores e a sensação é quase a mesma de pagar um aluguel e, sobretudo, os juros da hipoteca podem ser deduzidos do imposto de renda.
É possível venda de imóvel hipotecado?
Pelo direito de seqüela, a hipoteca acompanha o imóvel, esteja o imóvel sob domínio de quem for. Portanto, pode vender (ou prometer vender), permutar (ou prometer permutar), dar em pagamento, doar, transferir ao patrimônio de empresa (para integralizar capital social ou nos casos de fusão, cisão ou incorporação), etc.
O que é usufrutuário de imóvel residencial?
Usufruto é o direito conferido a alguém, em um tempo pré-determinado, para usar um bem cuja propriedade é de outra pessoa. Ou seja, o usufruto pode ser um direito que está ligado a um imóvel, como casas, apartamentos, terrenos e mansões. E como direito, ele precisa ser registrado em cartório.
Pode hipotecar um imóvel mais de uma vez?
Sim. A nossa legislação permite que um mesmo imóvel seja dado em garantia de mais de uma dívida. Pode ser em favor do mesmo credor ou de outro credor conforme artigo 1.476 do Código Civil: ... O dono do imóvel hipotecado pode constituir outra hipoteca sobre ele, mediante novo título, em favor do mesmo ou de outro credor.