Quando o nível do tanque está alto e a corrente, máxima, o ponteiro indica a posição "F", indicando tanque cheio (full em inglês). Quando o nível do tanque está baixo e pouca corrente atravessa a unidade de leitura, o ponteiro indica "E", tanque vazio (empty) .
Da próxima vez que forem abastecer o vosso carro, experimentem olhar para o painel de instrumentos, em frente ao volante, mais especificamente para a zona do indicador de combustível, onde estão os famosos “F” (de “full“) e “E” (de “empty“). ... A maioria dos carros tem este ícone, mesmo alguns mais antigos.
Essa informação consta no manual do carro. Assim, quando a luz de advertência se acender no painel (com o desenho de uma bomba de combustível), é possível saber a quantidade aproximada de gasolina ou etanol restante. Levando-se em conta o consumo do veículo, é possível estabelecer quanto ainda dá para rodar.
autonomia: é a distância percorrida com o tanque completo, que nesse caso é 600km; média de consumo: divida a quilometragem andada pela litragem abastecida, ou seja, 600km ÷ 45 litros = 13,3km/l.
O consumo médio deve ser a quantidade de quilômetros para 1 litro apenas. No mesmo caso acima, supomos que o valor médio seria de 4 reais, logo, ficaria: 20L X 4 = R$ 80,00. Seriam 80 reais de combustível para percorrer um trajeto de 200 km, considerando que o valor médio por litro seja de 4 reais.