O termo tabu (tapu) é oriundo da língua da polinésia, que significa algo sagrado, especial, proibido, perigoso ou pouco limpo. Os tabus são criados pela sociedade através dos padrões morais e convenções sociais impostas e por isso, pode ser diferente de uma cultura para outra.
O tabu está ligado à ruptura de determinados costumes imbricados culturalmente em uma sociedade. Por exemplo, conversar sobre sexo com os pais já foi considerado um tabu. Este é um termo cujo significado é permeado por ambiguidades e contradições.
O significado de tabu geralmente se refere a uma proibição da prática de qualquer atividade social que seja moral, religiosa ou culturalmente reprovável. Dizer que algo é um tabu pode significar que é sagrado e por isso interdito qualquer contato. ... Cada sociedade possui os seus próprios padrões morais.
Tabu alimentar é o tabu acerca de alimentos (bebidas e comidas) que as pessoas evitam ingerir em função de razões religiosas, culturais ou de saúde.
Sem qualquer base científica existem crenças que nos levam a achar que alguns alimentos são puro veneno enquanto outros são completamente inofensivos. Uns engordam, outros são os melhores aliados das dietas.
Símbolo de desgraça, já que 13 eram os convivas da última ceia de Cristo, e dentre eles, Jesus que morreu na sexta-feira foi, conseqüentemente, ligada ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs.
Portanto, a percepção de cultura será de grande valia para a compreensão de fenômenos que ocorram no âmbito das organizações. ... A cultura, em outras palavras, proporciona elementos que dão sentido e estruturam o ambiente organizacional (Tamayo, 1997).
Uma boa cultura tende a aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, o que faz crescer sua motivação e, como consequência, sua produtividade. Um funcionário precisa sentir-se satisfeito com relação às questões do dia a dia na empresa e com a convivência com seus gestores, colegas de trabalho e clientes.
Para algumas tribos, os totens servem para registrar a história de um grupo – considerados um símbolo de identidadade; para outras, são objetos de culto em cerimônias religiosas e sociais, que incluem a troca de presentes entre líderes indígenas.
Materiais utilizados para fazer o Totem dispensador de álcool em gel:
O totem é geralmente um animal que demarca os limites, deveres e direitos do grupo e entre os grupos, e será a partir do totemismo que surgirá a exogamia. O tabu é proveniente do totem e expressa o sagrado, o proibido. A organização totêmica impõe a lei a que todos devem ser submeter.
A horda primeva, que Freud descreve em Totem e Tabu, é formada por um bando de irmãos que vivem sob a liderança e repressão sexual de um pai violento, que possui e vigia todas a fêmeas contra as possíveis investidas sexuais dos filhos machos, e enciumado os expulsa do bando, tão logo eles se tornem grandes o suficiente ...
DE TEM Como toda ciência, a Psicologia também é dinâmica e está em constante movimento para se adaptar às novas. descobertas científicas e aos novos desafios de cada época. Não é difícil perceber que as abordagens, sem perder sua.
A metapsicologia refere psicanálise a dois conceitos diferentes. ... A metapsicologia freudiana traz os princípios, os modelos teóricos e os conceitos fundamentais da clínica psicanalítica.
Assim, a psicanálise coloca-se em série com um conjunto de considerações eminentemente epistemológicas, e que portanto não são exteriores à ciência.
Em Psicanálise esse esforço recebeu o nome de Metapsicologia que compreende necessariamente três aspectos: tópico, dinâmico e econômico. dualismo pulsional e da Pulsão de Morte em Além do Princípio do Prazer (1920) iniciando um processo teórico denominado segunda tópica.