Ela pode ser resumidamente definida como “nível de detalhamento” ou, a capacidade do sensor em enxergar os objetos em relação ao seu tamanho. ... Em uma imagem com resolução espacial de 15m, onde cada pixel tem 15m X 15m, qualquer objeto com dimensões menores que isso não será teoricamente visível na imagem.
Resolução espacial é o tamanho individual do elemento de área imageada no terreno. ... Quanto maior for a capacidade do sensor para medir as diferenças de intensidade dos níveis de radiância, maior será a resolução radiométrica da imagem.
A resolução temporal é definida em função do tempo de revisita do sensor para um mesmo ponto da superfície terrestre. Quanto maior o número de bandas e menor a largura do intervalo, maior é a resolução espectral de um sensor.
15 metros
No site americano, para baixar imagens Landsat-8, o usuário é obrigado a realizar o download de arquivos que superam 1 GB de tamanho. No Catálogo do INPE, faça o download apenas das faixas espectrais que são do seu interesse e não se esqueça do Arquivo de Metadados MTL.
A série LANDSAT teve início na segunda metade da década de 60, a partir de um projeto desenvolvido pela Agência Espacial Americana e dedicado exclusivamente à observação dos recursos naturais terrestres. Essa missão foi denominada Earth Resources Technology Satellite (ERTS) e em 1975 passou a se chamar Landsat.
O sensoriamento remoto é a técnica de obtenção de informações acerca de um objeto, área ou fenômeno localizado na Terra, sem que haja contato físico com o mesmo.
O Sensoriamento Remoto é uma das principais ferramentas da agricultura de precisão pois essa forma de monitorar a produção agrícola tem proporcionado resultados de produtividade jamais atingidos e permitido redução de diversos custos de operação.
O sensoriamento remoto é uma importante ferramenta para a melhor compreensão do espaço geográfico, sendo muito utilizado tanto para fins militares quanto para pesquisas científicas, ações de planejamento governamental, previsões meteorológicas, entre outras funções.
O sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre através da captação e registro da energia refletida/emitida pela superfície sem que haja contato físico entre o sensor e a superfície estudada (por isso é chamado de remoto).
A importância do sensoriamento remoto nos dias de hoje é que por meio de recursos óptico-eletrônicos permite que haja a coleta de dados sobre a superfície terrestre sem a necessidade de um aparato que entre em contato com o solo.
Dois tipos de sensores podem ser utilizados na obtenção de uma imagem; são eles: ativos - transmitem pulsos de energia e medem a energia refletida desses pulsos pelos objetos (satélites com sensores SAR, por exemplo); passivos - medem radiações refletidas ou emitidas pelos objetos (satélites com sensores multi- ...
Há sensores de pressão, sensores de nível, sensores de vazão e sensores de temperatura. Dentre os tipos mais comuns também estão os ultrassônicos, magnéticos, fotoelétricos, capacitivos e os indutivos. De acordo com especialistas, a cada ano, surgem sensores mais modernos para uso em uma infinidade industriais.
Esses sensores são responsáveis por desativar a tela, por exemplo, quando detectam que o dispositivo está próximo do nosso rosto durante uma chamada, entre muitas outras funções.
A tela do celular pode apagar durante ligações do WhatsApp ou ao escutar áudios do aplicativo devido ao funcionamento do sensor de proximidade. Presente em qualquer smartphone moderno, o componente é responsável por desativar o display durante uma chamada para impedir toques acidentais do rosto.
Como calibrar o sensor de proximidade em um telefone Android?