Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.
Os custos chamados de diretos são aqueles que estão ligados a produção ou oferta do produto/serviço, isto é, sem esse custo não seria possível manter a operacionalidade do empreendimento.
Significado de Rateando Rateando vem do verbo ratear. O mesmo que: apupando, vaiando.
Significado de Parcas Parcas é o plural de parca. O mesmo que: diminutos, econômicos, escassos, insuficientes, parcos, poupados, raros.
Os custos indiretos são aqueles que não têm necessariamente uma relação direta com algum produto, departamento interno ou serviço oferecido pela empresa, mas ainda assim são essenciais para o funcionamento do negócio, então são rateados em diferentes critérios.
Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados. ... Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.
Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente à oferta do produto ou serviço prestado por uma empresa. ... Nesse exemplo, alguns custos diretos seriam: Mão de obra diretamente envolvida na produção; Matéria-prima (tecidos, zíperes, botões e tintas);
O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.
Quatro tipos de custos na contabilidade
Entre as formas mais comuns de custos indiretos estão:
Outros exemplos de custos indiretos aparecem em:
“A dificuldade de estabelecimento de um critério de rateio para os custos indiretos existe na definição de qual critério utilizar, uma vez que esse processo é subjetivo e pode ser até arbitrário. Alguns produtos podem ficar com valores super ou subavaliados, dependendo do critério utilizado.
Já para calcular os custos indiretos, somam-se os gastos obtidos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do produto, como aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica, os chamados custos indiretos de fabricação ou CIF.
Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).
A taxa predeterminada do CIF é obtida pela divisão do total de CIF variável estimado pelo total de unidades da base (hora-máquina ou horas de mão-de-obra). A base de cálculo do CIF é quanto para um produto se usa de tempo de mão-de-obra, hora-máquina, ou de qualquer medida utilizada para aplicar CIF aos produtos.
- são os custos sobre os quais o gestor e empregado não têm gestão; - se gestor e empregado não têm poder para autorizá-los, não podem ser responsabilizados pelo monitoramento e controle; - Exemplos: depreciação, aluguel da fábrica, energia elétrica (parte fixa), manutenção (parte fixa).
Os custos diretos são aqueles destinados diretamente para o produto vendido, a partir de um valor ou uma proporção pré-estabelecida. São os gastos que podem ter seu custo por produto medido de maneira bastante objetiva. Assim, por exemplo, vamos considerar uma fábrica que atua na produção de portas.
O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação.
Todos os gastos relativos à produção da empresa, e que não estejam enquadrados como gastos com Material Direto ou Mão de Obra Direta, são denominados CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO (conhecidos pela sigla CIF).
Há três elementos que compõem o custo de produção:
ELEMENTOS BÁSICOS DO CUSTO: São três os elementos básicos do Custo: • MATERIAIS • MÃO-DE-OBRA • GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO MATERIAIS: Os materiais utilizados na fabricação podem ser classificados em: • Matérias-primas: são os materiais principais e essenciais que entram em maior quantidade na fabricação do produto. 2.