RPPS significa “Regime Próprio de Previdência Social”. É o sistema de previdência específico de cada ente federativo, que assegura, no mínimo, os benefícios de aposentadoria e pensão por morte dos seus segurados, ou seja, dos servidores titulares de cargo efetivo e de seus beneficiários.
As fontes de financiamento da previdência social, de acordo com o artigo 195, da Constituição são: ... II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social de que trata o art.
O que é Previdência Complementar. ... Então, a Previdência Complementar, como o nome indica, é uma opção para proporcionar a manutenção do padrão de vida na aposentadoria e em situações que impeçam a atuação profissional, gerando uma renda adicional à dos benefícios concedidos pela Previdência Oficial.
Existem dois tipos de Previdência Complementar que diferem entre si pelos modelos de tributação: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre); VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre)....VGBL
O único jeito de você fazer uma “complementação” é recolhendo como contribuinte individual ou MEI. Para isso, é necessário ter atividades como autônomo ou Microempreendedor Individual. Você deve subtrair o seu salário como empregado, doméstico ou avulso pelo valor do Teto do INSS do respectivo ano.