Significado de Madeira substantivo feminino Parte lenhosa das árvores, constituída de fibras e vasos condutores da seiva bruta, e aproveitada em construção e trabalhos de carpintaria e marcenaria.
TIPOS DE MADEIRA DE CONSTRUÇÃO As madeiras utilizadas em construção são obtidas de troncos de árvores. Distinguem-se duas categorias principais de madeiras: a) Madeiras duras ou madeiras de lei – provenientes de árvores frondosas, de crescimento lento, como peroba, ipê, aroeira, carvalho etc.
Compreender a suavidade relativa, peso e força de diferentes tipos de madeira pode ajudá-lo a escolher o tipo correto para o seu projeto. Em geral, as espécies resinosas ou coníferas são macias e leves, porém, a madeira da árvore de balsa é uma das mais suaves e leves disponíveis para uso comercial e doméstico.
No caso de madeiras destinadas a auxiliar na construção civil, caso da madeira serrada para vigas, caibros e tábuas, os tipos mais utilizados incluem: Peroba-Rosa, Rosadinho, Itaúba, Angico-Preto, Eucalipto e Taipá. Por muito tempo, o Pinho-do-Paraná foi um dos materiais mais utilizados.
Jacarandá
Outros tipos de madeira resistentes à água são dignos de menção: Ipê, Califórnia, pau-brasil e cipreste. Ipê é uma madeira bonita amplamente utilizada proveniente da Trumpet Tree tropical.
É o caso do Ipê, Peróba, Itaúba, Garapeira e a Teca. Inclusive, a Teca e a Garapeira são utilizadas na fabricação de navios, ou seja, pensando em resistência e segurança, esses dois tipos são ideais para a fabricação de portões de madeira.
Um bom exemplo é o eucalipto e o pinus, dois tipos baratos de madeira que podem ser usados para fazer portão. Contudo, vale ressaltar que a durabilidade e a resistência do portão de madeira está diretamente associada a qualidade da madeira que será utilizada.
Para isso, é preciso deixar o tronco secando bastante, seja no sol ou na sombra. Depois, remova ferpas e eventuais rebarbas com uma lixa bem grossa. Feito isso, hora de proteger a madeira! Essa proteção pode ser feita através de Verniz e de Stain.