Significado de expirar Lançar o ar que se encontra nos pulmões; soltar o ar pelas vias respiratórias. Emitir, espalhar ou exalar: certas rosas expiram um perfume agradável. [Figurado] Fazer uma revelação; demonstrar: expirava descontentamento.
Significado de Expirar verbo transitivo direto Lançar o ar que se encontra nos pulmões; soltar o ar pelas vias respiratórias. Emitir, espalhar ou exalar: certas rosas expiram um perfume agradável.
O ESPIRRO E SUA “RESPOSTA” EM ALGUMAS LÍNGUAS Em português: Atchim – Saúde! Em inglês: Atchoo!
Palavras que rimam com Espirro:
Faça cócegas nas narinas.
Simplificando, podemos dizer que o espirro é causado por uma irritação ou por um bloqueio de bactérias na garganta, pulmões e passagens de ar do nariz. E tem uma função muito nobre: expulsar do corpo algo que está incomodando o organismo.
O espirro é uma reação involuntária de nosso organismo na presença de partículas ou micróbios que causam irritação. O espirro é uma reação involuntária de nosso organismo à presença de partículas ou micróbios que causam irritação, como poeira, pólen, ácaros, vírus, bactérias e fumaça.
Segundo o alergista Claudio Ianni, membro da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia de Minas Gerais, não existe uma média de espirros classificada como normal. O ato é um mecanismo habitual das vias aéreas superiores, e qualquer pessoa, independente de ser alérgica ou não, está sujeita praticá-lo.
Uns acreditavam que quando a pessoa espirrava, sua alma saia de seu corpo, sendo necessário dizer “Saúde!” (ou algo semelhante) para não ser tocada por algum espírito do mal. Outros pensavam que, durante o instante do espirro, o coração parava de bater.
Mas não se preocupe: “O coração vai continuar a funcionar normalmente durante um espirro, sem nenhum efeito percetível”. E mesmo que o seu coração diminua a intensidade do batimento durante um segundo, não é realmente nada com que se deva preocupar.
Outra teoria linda é que espíritos do mau poderiam entrar no corpo pela boca de um indivíduo prestes a espirrar! E a do espírito mau brasileiro (que não desiste nunca) é que quando você espirra, expele pecados e espíritos maus pela boca e o "Deus te Crie" os impede de voltar pela mesma boca antes que ela feche!
Ainda não há consenso entre os cientistas sobre o porquê do espirro acontecer, mas sabe-se que ele é causado por uma reação chamada "reflexo cruzado". Qualquer luz forte a provoca! No cérebro, existem 12 pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso.
Segundo alguns especialistas, nós espirramos quando olhamos para a claridade devido ao fato das mensagens visuais enviadas para o nosso cérebro passarem muito próximas daquelas enviadas pelo nervo olfatório e pelo trigêmeo, que comanda a contração dos nervos da mucosa nasal, estimulando assim, o mecanismo do espirro.
Quando partículas como poeira, pólen, ácaros, vírus e bactérias irritam o nariz ou a garganta, ocorre o espirro. Quando o espirro se manifesta em excesso, é sinal de que há um quadro alérgico.
Por que as pessoas espirram? A pessoa espirra e surge logo a ideia de que é o início de uma gripe que vem por aí. Ou então, acredita que o espirro é um efeito provocado ao olhar para o sol. Está enganado quem pensa que espirrar está diretamente ligado à gripe ou ao excesso de luz nos olhos.
“Um espirro tem uma velocidade astronômica, quase de um avião, podendo chegar a 800 km/hora e com potencial de contaminar uma região de dois a três metros quadrados em ambiente fechados, como empresas ou aviões.
O ar que sai de um espirro pode atingir uma velocidade superior a 160 quilômetros por hora. Quando a gente segura o espirro a pressão se volta para dentro da cabeça, podendo provocar tontura e até mesmo inflamação, porque mantém a secreção que seria expelida dentro das vias aéreas.
A ação de despejar milhares de gotículas a quase 160 quilômetros por hora se deve a um reflexo estimulado pelas terminações nervosas na cavidade nasal para expulsar algum tipo de irritação, causada por partículas suspensas no ar, vírus ou bactérias.
Em caso de espirro com mau cheiro isso pode indicar, por exemplo, uma infecção nasal ou sinusite, que é quando micro-organismos se desenvolvem dentro das vias aéreas e acabam provocando dor de cabeça e sensação de peso na face, além de mau hálito.
“Ao prender o espirro, a pessoa mantém a secreção que seria expelida dentro das vias aéreas, o que pode levar a um quadro de sinusite”, explica.
Por mais inoportuno ou desagradável que seja (mas há quem goste!), o espirro tem uma função importante: é o jeito de o corpo se livrar de sujeirinhas que irritam o interior do nariz ou dos pulmões, empurrando com toda a força um jato de ar pelo nariz – e pela boca também –, que sai levando consigo tudo o que está em ...
O espirro causa um aumento de pressão no abdome, que comprime o útero e causa um desconforto no local.
Se tem dor quando espirra na gravidez, saiba que isso deve-se geralmente à pressão que o espirro e a tosse impõem aos ligamentos ao redor do útero, que se esticam à medida que a sua barriga cresce durante a gravidez. Embora isto possa ser muito desconfortável, não é perigoso.
Por mais que seja pouco falado, muitas dores de cabeça aparecem depois de um espirro. Não é coincidência, existe até um nome específico para esse tipo de dor de cabeça: cefaleia primária da tosse. Há também as dores de cabeça acompanhadas de espirro que são relacionadas à gripe e resfriados.